Política

Depoimento revela como secretários de Colbert desviaram dinheiro da Saúde de Feira

Arquivo BNews
Os secretários de Colbert foram exonerados dos seus respectivos cargos  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 17/10/2022, às 10h32   Cadastrada por Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-secretário municipal de Governo de Feira de Santana, Denilton Pereira de Brito, e o ex-secretário municipal da Saúde, Marcelo Moncorvo Britto, foram exonerados dos respectivos cargos após suspeita de fraudes e desvio de dinheiro. O Blog do Velame teve acesso a um documento da Polícia Federal com mais de 500 páginas onde consta o depoimento de João Carlos de Oliveira, ex-diretor administrativo da UPA da Queimadinha, que teria entregue o esquema que resultou no desvio de pelo menos R$ 200 mil dos cofres públicos.

Segundo o depoimento de João Carlos a policiais federais, o ex-secretário de Governo solicitou a contratação da empresa de Marcelo Britto para prestar uma consultoria no valor de R$ 44 mil. À época, Britto ainda não era secretário e atuava apenas como médico. O depoente disse ter negado o pedido, já que a empresa que prestava serviços à unidade de saúde realizava consultoria. Ele afirma então ter sugerido que o ex-secretário de saúde prestasse serviços médicos na UPA. Serviços que nunca foram feitos, segundo investigação da PF.

Ainda de acordo com o documento acessado pelo Blog do Velame, para comprovar suas declarações, João Carlos concordou em autorizar que os investigadores tivessem acesso às conversas de WhatsApp que manteve com Denilton e Marcelo. Os diálogos comprovariam as denúncias. A PF diz que o ex-secretário da Saúde aplicava parte do valor em investimentos, e repassava a outra parte para pessoas físicas e jurídicas.

O presidente da Câmara de Vereadores de Feira, Fernando Torres (PSD), chegou a afirmar que iria solicitar o afastamento do prefeito da cidade, Colbert Martins (MDB), em 90 dias, após a realização da operação da PF que revelou o esquema de desvio de verba pública. (veja vídeo abaixo)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp