Cultura

Jaques Wagner participa de seminário com rei de império da Nigéria, em Salvador

Imagem Jaques Wagner participa de seminário com rei de império da Nigéria, em Salvador
Preservação do patrimônio cultural na Bahia é exemplo país mais populoso da África  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/07/2014, às 19h48   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A abertura do I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado entre o Brasil e a Nigéria aconteceu, na tarde desta segunda-feira (28), no Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, em Salvador. Participaram do evento o rei do Império Oyo da Nigéria, Lamidi Olayiwola Adeyemi III, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil, Luiza Bairros, e o governador Jaques Wagner.



“É um motivo de orgulho receber Olayiwola e toda a sua comitiva da Nigéria, que é o país mais populoso da África e berço de parte das religiões africanas”, afirmou o governador. Ele enfatizou, na cerimônia de abertura do encontro, o "orgulho de viver este momento, um passo significativo que será lembrado como um marco da nossa luta pela diversidade e tolerância religiosa".

O rei do território nigeriano, que tem o título de Alaafin Oyo, veio conhecer as ações de preservação de patrimônios culturais na Bahia. Ele visitará, até a próxima quinta-feira (31), cinco terreiros de Salvador que deram origem ao candomblé nagô no estado e são tombados como patrimônio nacional do Brasil. Com a visita, o Alaafin espera sensibilizar o governo nigeriano para a conservação de palácios, templos, mercados e um conjunto de edificações urbanas importantes em Oyo.



Fotos: Raul Golinelli/GovBa


Segundo o governo, parte das ações de intercâmbio entre os dois países, o seminário foi organizado pelos terreiros Casa Branca, Ilê Axé Opô Afonjá, Terreiro do Gantois, Terreiro Alaketu e Casa de Oxumarê, com apoio do Governo da Bahia, do Ministério da Cultura, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp