Política

Critério que diferencie usuário de traficante de maconha pode ser estabelecido pelo STF; entenda

Ilustrativa/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O STF também soma cinco votos contra um para descriminalizar porte da droga para uso pessoal  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 25/08/2023, às 06h28   Pedro Moraes



O Supremo Tribunal Federal (STF) integrou maioria, nesta quinta-feira (24), para propor a definição de um critério objetivo para definir a diferença entre traficante de maconha do usuário. Além disso, os ministros avaliam a quantidade-limite para caracterizar a guarda do entorpecente pelo usuário, de acordo com o portal g1. 

De modo geral, há propostas de 100g, de 60g, de variação entre 25g e 60g, assim como do limite até 25g. No mais, também existem sugestões para que o Congresso decrete os mínimos. Inicialmente, o julgamento foi interrompido por uma solicitação do ministro André Mendonça. 

A presidente Rosa Weber antecipou seu voto, visto que deve deixar o tribunal no fim de setembro, em função da aposentadoria. Juntamente com isso, os ministros Nunes Marques e Luiz Fux aguardaram o retorno do caso após o pedido de Mendonça.

Votação

Os ministros Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Rosa Weber votaram por estabelecer um critério para a quantidade de maconha que caracteriza uso pessoal.

Em contrapartida, votaram para descriminalizar o porte para uso pessoal os seguintes membros: Gilmar Mendes, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.

Julgamento

Até o momento, ainda não há data para o julgamento ser retomado. Vale lembrar que os ministros também podem alterar suas posições.



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp