Política

Caso das joias: Saiba o que Jair Bolsonaro disse durante depoimento à PF

Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Jair Bolsonaro depôs por cerca de três horas na Polícia Federal  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 06/04/2023, às 06h56



O depoimento de Jair Bolsonaro (PL) à Polícia Federal (PF) para esclarecimentos sobre o caso das joias sauditas trazidas ilegalmente para o Brasil, foi o momento mais esperado desta quarta-feira (05), em Brasília.

No início de março, o Ministério Público Federal (MPF) em Guarulhos foi acionado pela Receita Federal para apurar o caso das joias trazidas ilegalmente. Com informações e imagens dos bens apreendidos no aeroporto internacional de São Paulo, em outubro de 2021, a representação foi distribuída hoje para uma procuradora do MPF na cidade. As peças, avaliadas em mais de R$ 16,5 milhões, seriam um presente do governo da Arábia Saudita para Michelle.

O depoimento na íntegra do ex-presidente ainda está em sigilo, mas já se sabe que Bolsonaro poupou a esposa, Michelle Bolsonaro, e não a citou em nenhum momento, apesar de oo ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, primeiro a tentar liberar as joias, alegar se tratar de um presente para a ex-primeira-dama.

Jair Bolsonaro depôs por cerca de três horas e, segundo a defesa, o ex-presidente disse que só soube um ano depois da existência das joias que tinham sido apreendidas pela Receita Federal em outubro de 2021.

No entanto, documentos do seu próprio governo apontam que foram feitas pelo menos oito tentativas para retirar as joias avaliadas em R$ 16,5 milhões do cofre da Receita no aeroporto de Guarulhos. Três tentativas ocorreram ainda em 2021, sendo que uma delas partiu do gabinete presidencial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp