Política

Bruno Reis planeja instalar teleférico panorâmico no subúrbio de Salvador

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Projeto está em fase de estudo na Fundação Mário Leal Ferreira e pode ser iniciado até o final de 2024  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews

Publicado em 06/07/2023, às 13h35   Tácio Caldas



Pensando na contínua melhoria da acessibilidade, do transporte público e também nas próximas eleições municipais de Salvador, a prefeitura está planejando instalar mais um modal de transporte na região do subúrbio da capital baiana. Trata-se de um teleférico panorâmico que deverá ser instalado entre a Suburbana e a estação de Campinas de Pirajá, no Subúrbio Ferroviário da capital baiana.

De acordo com a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), responsável por elaborar o projeto do teleférico, Tânia Scofield, este projeto possui diversas implicações que precisam ser estudadas para definir a viabilidade da instalação do teleférico em Salvador.

"Estamos falando de transporte, de mobilidade, e precisa-se avaliar vários pontos. Desde a viabilidade economico-financeiro até questões de demanda e ambiental. A primeira coisa que fizemos foi um estudo de viabilidade economico-financeiro. Esse estudo foi, na verdade, um edital do BNDES que nós entramos, e eles contrataram um escritório colombiano, inclusive, o ITS Cable, que tem uma experiência longa de estudo de viabildiade para teleférico. [...] esse estudo e deu viável", declarou a gestora.

A presidente da FMLF ainda comentou em que etapa dos estudos este projeto se encontra. Segundo Scofield, após saber que é um projeto financeiramente viável, é preciso saber se a prefeitura tem condições de arcar com os custos de toda a obra.

"Estamos fazendo o estudo do projeto em si, para saber se ele é viável, porque acreditamos que ele tem um custo alto e a gente precisa saber que valor é este, até onde ele é viável para a prefeitura implementar", esclareceu a presidente, antes detalhar o prazo de entrega dessa etapa do projeto. "Nós estamos fazendo o projeto e acreditamos que até o final de setembro a gente tem esse projeto pronto", pontuou Tânia Scofield.

No quesito acessibilidade, a intenção é que os moradores dessas localidades tenham uma acesso mais facilitado até a região do metrô, além, evidentemente, de promover o turismo pela cidade, uma vez que a região poderia receber mais visitantes com o uso do novo transporte público municipal. De acordo com a gestora da FMLF, o modal terá quatro estações ao longo de todo o percurso.

"A gente trás o teleférico da Suburbana até a estação de Campinas de Pirajá, com mais duas estações. A gente tem uma na Suburbana, ali em Praia grande, uma outra estação ali no alto do Subúrbio, entre Alto da Terezinha e Rio Sena, uma terceira estação no bairro de Pirajá e uma última estação em um terreno ao lado da estação de Campinas de Pirajá", pontuou Tânia Scofield, antes de detalhar o porque da escolha deste local em específico.

"Então a gente está trabalhando em uma área bastante populosa, com uma densidade alta e de difícil acesso aos modais de alta capacidade, que é o caso do metrô. E nosso estudo de viabilidade mostra uma demanda de 4 mil passageiro por hora, o que dá mais ou menos 23 mil passageiros por dia pelo teleférico", informou a presidente da FMLF.

No campo político, este projeto é visto como a "cereja do bolo" da gestão do prefeito Bruno Reis (UB) visando as eleições municipais de 2024. Como sobredito, atualmente o projeto está sob responsabilidade da Fundação Mário Leal Ferreira, mas, após esta etapa, a administração passará para as mãos da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), que já está trabalhando no projeto, como confirma Tânia Scofield.

"A fundação só tem a competência do projeto. Inclusive, a gente está trabalhando junto com a secretaria de mobilidade. Ai depois ele entra no sistema integrado de transporte", finalizou a gestora da fundação.

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