Política

Bolsonaro faz despacho que vira alvo de fake news; entenda

Alan Santos/PR
Bolsonaro faz despacho que é transformado em fake news nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 19/11/2022, às 21h15   Redação



O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um despacho que virou alvo de fake news por parte dos seus apoiadores, que ainda não aceitaram o resultado democrático e soberano das urnas nas eleições deste ano, que deu a vitória ao futuro presidente Lula (PT).

Nas redes sociais, começou a ser espalhado um documento sobre um mandado de injunção. E mensagens afirmavam que a ação tinha relação com "direitos da liberdade, da cidadania e da soberania", relacionando o texto com o resultado das eleições.

O chamado mandado de injunção é uma “ferramenta para fazer valer os direitos assegurados pela Constituição e que precisam de uma lei ou norma específica para serem implementados ou exercidos", segundo definição do Tribunal de Justiça.

No entanto, o mandado de injunção que foi espalhado, de nº 7.356-DF, não possui relação com o pleito deste ano. O mandado de injunção em questão faz referência ao tema de renda básica da cidadania. O documento solicitava que fosse regulamentado um valor para o benefício de renda básica.

Com isso, Bolsonaro fez o despacho por ser de responsabilidade do Executivo definir um valor para o pedido relacionado com a renda básica descrita. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal JC.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp