Política

Após atentado a bomba, Lula volta a Brasília para missão importante e decisiva para o Governo; saiba mais

Foto: Ricardo Stuckert
Lula volta a Brasília para missão importante após passar o Natal em São Paulo  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 26/12/2022, às 07h35   Vinícius Dias



Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou o Natal em São Paulo junto a amigos e familiares. Nesta segunda-feira (26) retorna a Brasília com uma missão importante para cumprir, importantes decisões a tomar e dentro de uma capital federal ainda com clima pesado após a ameaça de bomba que houve no último domingo (25).

Lula prometeu anunciar os últimos nomes de seus Ministérios até a próxima terça-feira (27). Já foram, até aqui, 21 nomes anunciados em 37 possíveis.

No retorno à capital, deve conversar com o União Brasil, PSD e abrir diálogo com Simone Tebet (MDB) - nome que virou centro de polêmica na última semana. A senadora, em final de mandato, apoiou Lula no segundo turno e espera-se que assuma alguma pasta, mas isso não aconteceu até o momento.

Simone Tebet é cotada para os Ministérios das Cidades e do Planejamento. Seu desejo era o ministério de Desenvolvimento Social, que ficou com o petista Wellington Dias, ex-governador do Piauí.

Quem também deve ser oficializada como Ministra é a deputada federal eleita Marina Silva (Rede) à frente do Meio Ambiente.

Lula precisa ainda bater o martelo sobre o Ministério dos Povos Indígenas, que deve ficar com a deputada Sônia Guajajara (PSOL-SP). O da Pesca deve ficar com o PV e o da Previdência, com o PDT.

O petista já definiu também como ficarão alguns cargos de comando no Congresso. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi convidado para ser líder do governo no Congresso, Jaques Wagner (PT-BA) será o líder do governo no Senado e o deputado José Guimarães (PT-CE), o líder do governo na Câmara.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp