Política

A prefeitura está revolucionando o trânsito de Salvador, diz Fábio Mota

Roberto Viana
Em entrevista, titular da Semut descarta greve dos rodoviários  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 11/11/2014, às 10h08   Vinícius Ribeiro (Twitter:@vin_ribeiro)




O secretário municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), Fábio Mota, disse na manhã desta terça-feira (11) que a prefeitura está empenhada em melhorar os problemas do trânsito e do transporte público em Salvador, encarando com prioridades para um futuro próximo. O titular da Secretaria garantiu que a prefeitura disponibilizará novas configurações para dinamizar a mobilidade urbana da cidade. Entre estas ações que visam dinamizar o trânsito, Mota garante uma licitação para aquisição de novas sinaleiras em até 30 dias.

Ainda neste pacote de ações, a região do Iguatemi, considerada crítica em termos de trânsito, Mota destaca a instalação de novas sinaleiras e intervenções no tráfego. “A questão do trânsito de Salvador não é de agora, mas a partir do trabalho da prefeitura pretendemos que, no máximo de seis meses, esta situação seja melhorada”, disse o secretário, em entrevista ao apresentador Zé Eduardo, na Rádio Metrópole FM.

Fábio Mota também afirmou que a passarela localizada na região da Madereira Brotas foi uma das principais ações para desafogar o trânsito da região, interferindo diretamente na LIP (Ligação Iguatemi-Paralela). Rebatido por um ouvinte, que defendeu o Complexo do Imbuí com real vetor de melhoria na área, o secretário preferiu não polemizar, nem politizar a questão.

Durante a entrevista, Mota rebateu as críticas sobre as constantes paralisações do Plano Inclinado Liberdade. Sobre os ajustes, ele disse que algumas intervenções nos trilhos foram necessárias como forma de prevenção, já que um novo equipamento foi instalado após três anos sem funcionamento. No entanto, apesar das críticas, Fábio Mota acredita que o saldo ainda seja positivo, pois os elogios dos usuários são maioria.  

Além da região central que abrange as avenidas Tancredo Neves e ACM, Fábio Mota assegura que localidades como Bonocô, Vasco da Gama, Cajazeiras e Águas Claras também serão beneficiadas com as intervenções que desafogarão o trânsito.

Fábio Mota ainda disse que a partir de janeiro 800 ônibus novos atenderão a população, contendo equipamentos de acessibilidade, sistema GPS e a distribuição de aplicativos para orientação dos usuários do serviço. "A prefeitura está revolucionando o trânsito e o transporte público de Salvador", afirmou.

Greve

Questionado por um ouvinte sobre a possibilidade de greve dos rodoviários, a ser deflagrada na próxima sexta-feira (14), Fábio Mota disse não acreditar na paralisação por conta dos diálogos que foram estabelecidos entre as duas partes. O titular da Semut afirma os compromissos estão sendo cumpridos com a categoria e continuará sendo respeitado mesmo com o início do trabalho das novas empresas licitadas.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp