Política

Procurador arquiva 82 inquéritos em 13 meses; PSDB critica atuação

Publicado em 11/11/2014, às 09h50   Redação Bocão News (Twitter: @BocaoNews)



O secretário geral do PSDB, deputado federal Mendes Thame (SP), criticou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que arquivou, no prazo de 13 meses, 82 inquéritos sobre denúncias que envolvem parlamentares, ministros e ex-ministros de estado. “Temos um ‘super-engavetador-geral da República’”, disparou o tucano.
O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo. Em 62 episódios, o procurador concluiu que não havia provas suficientes para avançar nas investigações e, em outros 16, identificou que as penas possíveis para as denúncias em questão já estariam prescritas. 
“Defino essa situação como um atentado ao combate à corrupção. Além disso, é um cenário que deixa clara mais uma contradição do governo Dilma. Afinal, ao longo da campanha ela disse que o governo dela investiga e apura as denúncias, quando na prática estamos vendo o perfeito oposto. É lamentável”, declarou Thame.
O procurador-geral é o responsável pelas principais decisões nas investigações que envolvem autoridades que dispõem de foro privilegiado, como os deputados federais, ministros e senadores. Janot, de acordo com a Folha, estaria se recusando a compartilhar com o Congresso informações da delação premiada dos envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp