Política

Prefeita de Maragojipe se manifesta sobre suspensão de verba da saúde

Publicado em 28/05/2014, às 06h19   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A prefeita da cidade de Maragojipe, Vera Lúcia, se reuniu com funcionários da Secretaria Municipal de Saúde para tratar sobre a suspensão da transferência de recursos financeiros do Bloco de Vigilância em Saúde, publicada no Diário Oficial da União, por ordem do Ministério da Saúde no último dia 15.

Segundo informações publicadas no site da prefeitura, o recurso suspenso é referente ao programa de informações sobre nascidos vivos e óbitos do município. De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, o corte do recurso se deu pelo fato de que o município teve o número de óbitos mês estipulados baseados no ano de 2012, que pela falta de atendimento médico, tinha como referência de 18 a 23 óbitos/mês.
De acordo com a prefeita Vera Lúcia, desde o ano de 2013, diversos investimentos na saúde do município fizeram com que o número de mortos diminuísse. “Através da implantação e funcionamento adequado dos Postos de Saúde da Família, abertura da Policlínica e Pronto Atendimento Municipal São Bartolomeu e melhor assistência aos pacientes que necessitam ser transferidos para outros municípios conseguimos melhorar a saúde e consequentemente salvar mais vidas” finaliza a prefeita.
O Secretário de Saúde, Emmanuel Cardoso informou em nota que as devidas providências já foram adotadas com o objetivo de reestabelecer a transferência do recurso financeiro e que as informações cabíveis já foram repassadas para a 31ª Diretoria Regional de Saúde e para a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

De acordo com comunicado da pasta federal, os municípios apresentaram irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). A suspensão vale a partir deste mês para municípios que demonstraram irregularidades no monitoramento feito um mês antes, em abril deste ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp