Política

PP recebe o prefeito de braços e olhos abertos

Imagem PP recebe o prefeito de braços e olhos abertos
A legenda presidida pelo ministro Mário Negromonte aceita João Henrique e coloca os pés na capital  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/02/2011, às 14h38   Luiz Fernando Lima




Depois de passar pelo extinto PFL (hoje DEM), PSDB, PDT e PMDB, o prefeito de Salvador, João Henrique chega à quinta legenda de sua vida pública com o intuito de recuperar o apoio político, perdido com as recentes brigas com as principais lideranças de seu último partido no estado - Geddel Vieira Lima e Lúcio Vieira Lima.

João Henrique desemboca no Partido Progressista (PP), principal aliado do governador Jaques Wagner, como antecipado pelo cientista político Paulo Fábio Dantas em entrevista à reportagem do Bocão News, no início deste mês. A cerimônia de filiação vai ser realizada no próximo dia 12.

Em conversa com o Bocão News, o deputado federal João Leão, falou sobre a ida de João Henrique para o Partido Progressista. De acordo com o cacique estadual do PP, a legenda recebeu o prefeito para ajudar a cidade. “O que nós fizemos foi dá este porto seguro a ele, sem querer tirar vantagem. Nós estamos fazendo aquilo que as pessoas nos elegeram para fazer: política. A vinda de João Henrique é uma ação política",disse o deputado.

Ele continuou afirmando que "Nós podemos ajudar a cidade, Negromente no Ministério das Cidades, que sempre trabalhei para conseguir recursos para o estado, os deputados estaduais e federais que vão participar ativamente deste processo de reestruturação da prefeitura de Salvador. Sempre respeitando a autoridade de João Henrique".

Segundo Leão, o governador Jaques Wagner participou da reunião e reagiu com tranquilidade a vinda do prefeito para sua base. “Fica claro que a vinda de João Henrique para o PP faz com que ele, automaticamente, passe para o grupo do governador”, ressaltou o deputado.

O ex-secretário de Infraestrutura de Wagner negou que haja algum plano para, por exemplo, substituir chefes de pastas municipais. “Ainda não conversamos sobre isso, mas, a partir de agora, todas as secretarias são do PP. Sob o comando de João Henrique, mas são do Partido Progressista. Tanto eu (Leão), quanto Negromonte, somos reconhecidos por fazer as coisas acontecerem. Esperamos fazer isso por Salvador também”, afirmou.

A despeito do que disse o parlamentar sobre mudanças, o que se especula é que ainda nesta semana o recém empossado superintende da Transalvador, Alberto Gordilho Filho, deve ser substituído, isso com menos de um mês de serviços prestados.

A ida do prefeito para o PP amplia o alcance dos progressistas, que já contam com quatro vice-governadores, cinco senadores, 38 prefeitos na Bahia, 43 deputados federais (três da Bahia), além de seis deputados estaduais no estado, sem contar os vereadores.

João e Wagner

Apesar do bom desempenho eleitoral na Bahia, segundo o cientista político, faltava ao PP aumentar a base na capital do estado. Algo que pode ser feito a partir da “patriação” do prefeito, que apesar de ter colecionado desafetos nos últimos anos, ainda tem uma base de sustentação por aqui.

Para Paulo Fábio, a aceitação de João Henrique na legenda do ministro Negromonte passava por duas situações que o prefeito teria que afastar. Primeiro era a chance de impeachment e depois a de penalização judicial como inelegibilidade em função da rejeição das contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O deputado João Leão não entrou nesta discussão, sobre o assunto, o parlamentar se resumiu a dizer que o prefeito está tranquilo e que este tipo de parece já foi revertido em diversos municípios.

Ao que parece, as duas hipóteses foram dribladas. Até porque, segundo os analistas, era preciso o governador Jaques Wagner “pedir a cabeça” de João para que qualquer penalização mais intensa fosse aplicada, algo que não aconteceu.

O risco agora fica para deputado federal, Nelson Pelegrino, pré-candidato petista anunciado à sucessão municipal, que deve ter o tão criticado João Henrique nas redondezas de seu palanque em 2012. "Nós vamos trabalhar para reestrutura Salvador, se fizermos um bom trabalho vamos pensar no que fazer nas eleições. Podemos ter um candidato ou apoiar algum da coligação como do PT e PCdoB", revelou João Leão.

Confira a nota oficial da Secom sobre o fechamento do acordo entre João Henrique e o PP

Em reunião hoje (21), no Palácio Thomé de Souza, o prefeito João Henrique recebeu o convite formal para ingresso no Partido Progressista (PP). O convite foi aceito e o prefeito ingressará no PP no dia 12 de março. Estiveram presentes no encontro o ministro das Cidades, Mário Negromonte, o deputado federal João Leão, os deputados estaduais Mário Júnior e Cacá Leão e o secretário regional do PP, Jabes Ribeiro. “É um quadro muito importante para o partido, o prefeito da terceira maior cidade do país. Somos o terceiro maior partido em votos da base aliada do governo federal e o segundo da base aliada do governo estadual . O governador da Bahia tem ciência desta filiação e está contente”, afirmou o ministro Negromonte. “É muito importante o entrosamento das três esferas governamentais para as obras necessárias para a Copa do Mundo. Além disso, é uma honra me filiar ao PP, que tem experiências exitosas de administrações municipais”, frisou JH. Na Bahia, o PP conta com 50 prefeitos e em nível nacional com 44 deputados federais e 5 senadores.


Fotos: Divulgação / Secom; Andre Carvalho // Bocão News; e Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp