Política

Paulo Maracajá é o novo presidente do TCM

Imagem Paulo Maracajá é o novo presidente do TCM
Ele já havia ensaiado ocupar o cargo, mas acabou recuando  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/02/2011, às 15h55   Redação Bocão News



Com seis votos favoráveis e um braco, o conselheiro Paulo Maracajá, 64, foi eleito nesta quarta-feira (17) presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conforme havia adiantado pelo Bocão News. Após o mandato de dois anos, Maracajá pretende se aposentar, segundo informou.

Os conselheiros Fernando Vita e Raimundo Moreira foram reconduzidos aos cargos de vice- presidente e corregedor, respectivamente.

Candidato único, o ex-presidente do Esporte Clube Bahia já havia ensaiado ocupar a persidência do TCM em 2009, mas foi barrado após ser bombardeado por uma série de denúncias de irregularidades.

O conselheiro recebeu pressões e terminou recuando. O cargo foi ocupado pelo colega Francisco Neto. Nenhuma das denúncias foi comprovada.

Em fevereiro de 2009 o juiz Everaldo Cardoso de Amorim, titular da 8ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, julgou extinta a Ação Cívil Pública proposta pelo Ministério Público da Bahia contra o conselheiro do TCM, entendendo que a acusação de suposta gestão "de fato" no Esporte Clube Bahia já teria sido examinada, tendo sido a mesma descaracterizada.

Pesava contra o conselheiro tambám a acusação de movimentação financeira incompatível com sua função. A ação levava a assinatura do Ministério Público Federal. Investigação da Procuradoria Geral da República concluiu pela inexistência da suposta irregularidade e a peça foi arquivada no dia 27 de dezembro 2010.

Diplomado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Paulo Virgílio Maracajá Pereira é conselheiro da Corte de Contas há quase 17 anos, tendo sido empossado no cargo em 21/06/1994. Em 1998 assumiu a presidência da 2ª Câmara, exercendo a vice-presidência da Instituição entre 2005 a 2009.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp