Política

A parte que lhe cabe neste latifúndio

Imagem A parte que lhe cabe neste latifúndio
Ao deputado Yulo Oiticica sobrou a liderança da bandaca do PT na Assembleia Legislativa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/02/2011, às 07h15   Luiz Fernando Lima



O deputado estadual Yulo Oiticica "decidiu" nesta terça-feira (15) assumir a liderança do PT, na Assembleia Legislativa. Após a retirada de seu nome à Mesa Diretora da Casa, a prerrogativa de escolher entre uma comissão e a liderança era dele, ao menos é o que se comenta nos corredores do Legislativo.

Yulo saiu fortalecido de uma disputa interna com o também deputa J. Carlos. Isto porque decidir retirar a sua candidatura à primeira secretaria da Mesa Diretora, quando, por decisão da maioria da bancada petista, deveria ser ele o representante da legenda neste espaço.

Contudo, o companheiro de sigla resolveu ir de encontro à democracia petista e afirmou que iria “bater chapa” com Yulo. Coisa que só não ocorreu porque o último desistiu publicamente, dentro do plenário, minutos antes da eleição, de concorrer.

Depois deste mal-estar houve outro problema para ser resolvido. Desde as eleições ficou estabelecido um rodízio entre os três deputados mais antigos nos cargos tidos como mais importantes na cota do PT - liderança da base governista, liderança do partido e presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) -.

Informações de bastidores dão conta de que Yulo estava inclinado a assumir a comissão, no entanto, esta decisão implicaria em outro problema, já que também havia um entendimento de que o rodízio era necessário.

O governador Jaques Wagner escolheu Zé Neto para liderar a bancada de Governo. O feirense assumiu o lugar do agora deputado federal, Waldenor Pereira. Neto deixou o cargo de presidente da CCJ vago.

Paulo Rangel há mais de dois biênios estava à frente da liderança do bloco petista e para que houvesse a alternância deveria ir para a comissão, sobrando para Yulo o lugar deixado por Rangel.

Portanto, a única via harmoniosa para Yulo era a liderança da bancada petista. O deputado passou os últimos meses sendo cotado para muitos cargos, foi de secretário de Estado para primeiro secretário da Mesa Diretora, depois para líder do bloco governista e confirmou a liderança da legenda.

Foto: Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp