Política

PAC da Mobilidade promete melhorar o trânsito

Publicado em 15/02/2011, às 08h20   Redação Bocão News



Confira o conteúdo da coluna de Leví Vanconcelos, desta terça-feira (15), no jornal A Tarde.

O PAC da Mobilidade
Eis aí uma boa chance de Salvador pegar dinheiro (se a complicação financeira deixar) para dar um alívio ao seu trânsito cada dia mais caótico. O Ministro Mário Negromonte (Cidades) anunciou ontem que vai lançar amanhã (ao lado da presidente Dilma) o PAC da Mobilidade, com uma projeção de investimentos da ordem de R$ 18 bilhões.

O projeto é novo, nada tem a ver com a Copa do Mundo. Vai financiar viadutos, sistemas como BRT, VLT e afins. Segundo Negromonte, após o lançamento, o ministério analisará os projetos que serão apresentados por prefeitos (das grandes cidades) e governadores.

Em Salvador, estudos da prefeitura apontam a necessidade de cinco complexos de viadutos em pontos distintos da cidade, além de duas avenidas paralelas à Paralela.

Resta saber se a prefeitura estará apta (do ponto de vista financeiro) a receber recursos federais e dar as contrapartidas.

De Cuia na mão
Maurício Dias, presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia da Bahia, vai hoje a Recife, na reunião da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, defender a realização de uma campanha ostensiva para tentar sensibilizar o governo a reajustar os pagamentos do SUS. Diz ele que a maioria das instituições vive em penúria.

De 2003 para cá, o salário mínimo tem um reajuste acumulado de 100%. Em comparação com a criação do SUS, aumentou 237%, o que alcançava reajustes nas despesas.

Zé Carlos fica

O deputado fedeal José Carlos Araújo (PDT-BA) deverá ser mantido na presidência do Conselho de Ética da Câmara. Um acordo deve sair nas próximas duas semanas.

O Conselho começa o ano sem casos pendentes, já que os processos acabam na mudança da legislatura. O último foi o de Paulinho da Força (PDT-SP), acusado de vender passagens da cota oferecida pela Câmara.

A investigação não comprovou a denúncia, mas descobriu “laranjas” no gabinete de Paulinho, que abusou dos prazos para a defesa e viu tudo acabar como ele queria (em pizza).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp