Política

“Meu projeto é a chapa majoritária”, afirma Negromonte

Imagem “Meu projeto é a chapa majoritária”, afirma Negromonte
Presidente do PP acredita na vaga e declara apoio a decisão de Wagner sobre Rui Costa   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/11/2013, às 11h59   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)



O governador Jaques Wagner bateu o martelo no assunto indicação: declarou em entrevista a Mario Kertész que o candidato ao cargo máximo do Executivo estadual será Rui Costa. O ponto não é pacífico dentro dos muros petistas, contudo, no que se refere à base aliada, até o momento, as eventuais insatisfações estão sendo sussurradas aos ouvidos do “timoneiro”.

Para fora, publicamente, o que se ouve é: o governador tem que decidir. Esta é a opinião do presidente estadual do PP, deputado federal Mário Negromonte. O ex-ministro das Cidades em conversa com a reportagem do Bocão News, na manhã desta quinta-feira (28), deixou clara a posição partidária: estamos com Wagner.

No último sábado (23), Negromonte discursou na plenária do senador e pré pré-candidato ao governo pelo PT Walter Pinheiro. Na ocasião, defendeu o nome do aliado histórico, mas fez questão de não condicionar o apoio. Na condição de postulante à vaga de vice-governador, o pepista reconheceu o papel de Wagner como condutor do processo.

Não poderia ser diferente, até porque Negromonte conta com o governador para definir o preenchimento das outras vagas na chapa. Avalia que o “condutor” levará em conta os critérios já externados. “O maiores partidos devem ocupar os espaços da majoritária. O PT, o PSD e o PP. Portanto, acredito que teremos a vaga ou para o Senado ou para vice-governador”.

Negromonte rebateu ainda as especulações em torno de uma eventual indicação para ele compor a corte do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). De acordo com o ex-ministro, estas informações são equivocadas e “plantadas” por alguém que deseja a vaga.

O deputado federal João Leão diferente do presidente do partido na Bahia defendeu com veemência a candidatura de Pinheiro. Chegou a declarar durante o evento do último sábado no Hotel Fiesta, em Salvador, que não se pode “brincar de fazer política”. Sob pena de perder as eleições.

Outro pepista, que preferiu o anonimato, acredita na capacidade do governador de manter o arco de alianças, mas garante que o caminho para conseguir o apoio de dezenas de prefeitos será longo. Segundo ele, a participação direta de Rui Costa nas eleições municipais torna a adesão complicada.

O petista de fato mergulhou de cabeça em diversos municípios. Pediu votos e “combateu” candidaturas de representantes dos partidos aliados. Não ficou bem quisto, principalmente, nas cidades onde os adversários saíram vitoriosos. E não foram poucas estas. Negromonte garante que não haverá problemas maiores. “Os prefeitos do PPT vão apoiar a decisão do governador”.

Questionado sobre as conversas com Wagner e se ele teria ouvido a opinião do partido sobre Rui Costa, Negromonte foi taxativo: o Brasil inteiro sabia da preferência de Wagner por Rui Costa. Conosco não conversou nada especificamente.


Matérias relacionadas
Rui Costa é o candidato do PT ao governo

Rui Costa comemora escolha do governador e Geddel desdenha: todo mundo já sabia

O governador é o líder, mas decisão é do PT, diz Caetano sobre Rui

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp