Política

Tensão pré-eleitoral no PT baiano

Divulgação
Candidato a presidente estadual da legenda, Ernesto Marques faz críticas a condução do processo eleitoral   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/10/2013, às 08h16   Cíntia Kelly (Twitter: @cintiakelly_)



Uma postagem no mínimo polêmica e que dá pistas de que o PT pode estar sofrendo de forte tensão pré-eleitoral. Em sua página pessoal do Facebook, o jornalista Ernesto Marques, que disputa o comando do partido no Estado, reagiu ao anúncio do presidente estadual do PT, Jonas Paulo, de que o candidato do partido ao governo será escolhido até o dia 9 de novembro, um dia antes do Processo de Eleições Diretas (PED).  “Colocar o carro adiante dos bois e marcar para a véspera do PED, o anúncio do nome que se pretende “ungir”, mais do que uma imprudência política, é desrespeito à militância e às lideranças de base”.


A postagem de Ernesto, que é vice-presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI) teve até o momento 43 compartilhamentos e 53 curtidas. No texto, ele fala sobre os obstáculos que o PT vai enfrentar até as eleições do próximo ano. E centra críticas ao atual comando petista. “Esses obstáculos deveriam estar no centro das preocupações da direção estadual do PT, enquanto trata do processo de escolha do nosso candidato à sucessão do governador Jaques Wagner. Da mesma forma, a direção deveria considerar que estamos em pleno processo eleitoral interno e, portanto, do fim de seu mandato”. 



Qualquer análise da conjuntura, por mais superficial que seja, aponta várias pedras no nosso caminho, até as eleições de 2014. Esses obstáculos deveriam estar no centro das preocupações da direção estadual do PT, enquanto trata do processo de escolha do nosso candidato à sucessão do governador Jaques Wagner. Da mesma forma, a direção deveria considerar que estamos em pleno processo eleitoral interno e, portanto, do fim de seu mandato. 


Sem citar nomes dos pré-candidatos ao governo, Marques afirma que o nome escolhido deve passar pelo crivo dos membros do partido, um nome que una e não seja imposto, “empurrada goela abaixo”. "(A candidatura) dificilmente será bem sucedida".

Os nomes postos são do senador Walter Pinheiro e dos secretários Rui Costa (Casa Civil) e José Sérgio Gabrielli (Planejamento). O ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, embora aidna figure como pré-canddato, tenta hoje viabilizar sua candidatura a deputado federal.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp