Política

Deputado Claudio Cajado discursa sobre manifestações no Brasil

Imagem Deputado Claudio Cajado discursa sobre manifestações no Brasil
Reforma política também foi citada, projeto que há anos não encontra consenso entre os parlamentares  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/10/2013, às 06h49   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




Em discurso feito hoje no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, o Deputado Federal Claudio Cajado (DEM/BA) relembrou a insatisfação do eleitor brasileiro com a política e advertiu seus colegas parlamentares sobre a urgência em dar respostas definitivas à voz da população nas manifestações, que estouraram em julho deste ano e levaram milhares às ruas com cartazes e frases de ordem.
A reforma política também foi citada por Cajado, projeto que há anos não encontra consenso entre os parlamentares. Para o deputado, não há mais como adiar a alteração de normas que regem os sistemas eleitorais, o financiamento eleitoral, a filiação e fidelidade partidária, a reeleição e as coligações. "É hora da reforma! Afinal, não se tolera mais a discrepância entre a vontade do eleitor e o resultado das urnas em decorrência das regras agora vigentes."
O deputado classificou os protestos como “termômetro do que, de fato, a sociedade entende como participação popular”. O aumento das tarifas de ônibus, os gastos públicos mal direcionados e as denúncias de corrupção legitimaram a população contra a classe política, o que se traduziu, como exemplo, na aversão à bandeiras partidárias. Para o deputado, este pode ser só o início de um clima permanente, a não ser que os políticos de todo o Brasil comecem a priorizar realmente as demandas da população. "Se chegarmos no próximo ano sem que sejam dadas respostas efetivas à essas demandas, o que assistimos até agora será infinitamente menor do que iremos presenciar". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp