Política

Problema do Hangar expõe necessidade de Conselho da Cidade, diz Aladilce

Imagem Problema do Hangar expõe necessidade de Conselho da Cidade, diz Aladilce
Condomínio constrói via marginal que desabrigará 13 famílias em São Cristóvão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/09/2013, às 14h24   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)



A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) comentou a polêmica retirada de 13 famílias da região do bairro de São Cristóvão para que a Odebrecht construa uma via marginal como contrapartida de erguer o condomínio Hangar no final da Avenida Paralela. Para ela, a situação relatada pela comissão de moradores é similar a diversas outras que ocorrem em toda a cidade no que tange às intervenções urbanas e expõe a grande necessidade da prefeitura instituir o Conselho da Cidade.

Leia mais: Pelo Hangar, Odebrecht e Prefeitura desabrigam famílias de São Cristóvão
Segundo Aladilce, o conselho foi criado na nova lei do PDDU e que agora precisa ser formado e empossado. Assim, a vereadora prevê que haja menores distorções no processo de intervenções viárias e imobiliárias uma vez que a sociedade analisaria projetos e ofereceria alternativas em caso de entraves. Sem o grupo, porém, a comunista acredita que Salvador fica à mercê o que considera como “falta de rumo” por parte do poder público.
“É preciso dar um basta nisso. Temos que implantar o Conselho e começar a planejar efetivamente a cidade, que é bastante adensada. Tem que ter critério para expandir a cidade. Tem que discutir, planejar, avaliar o que vai fazer. São inúmeros casos que chegam para nós. Este é mais um deles”, analisou. Um exemplo de como ignorar a vontade popular, segundo ela,  foi o recente aterramento de uma lagoa na região da Paralela recentemente. “É um crime ambiental. O conselho não permitiria isso”.
A vereadora diz ser sensível ao argumento institucional de que é preciso montar alternativas viárias e que as remoções são para um bem maior, mas apela para o bom senso. Aladilce explica que os moradores têm direitos e que é preciso haver ações de planejamento social para casos como o do Hangar. Para a vereadora, esta seria mais uma atribuição do conselho, que ao ser consultado traria opções para os moradores removidos.

Postada às 17h49 do dia 27 de setembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp