Política

Emendas participativas mobilizam 10 municípios do extremo sul da Bahia

Publicado em 23/09/2013, às 20h35   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



As movimentações para a presidência estadual do PT estão correndo a todo vapor. Nesta segunda-feira (23), o deputado federal Amauri Teixeira convidou dois dos candidatos à sucessão de Jonas Paulo para participar de uma plenária em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano. Wanderson Pimenta e Ernesto Marques marcaram presença no encontro promovido pelo parlamentar que discute as emendas participativas.

Esta é a segunda reunião com este objetivo realizada por Amauri Teixeira. A primeira mobilizou 18 municípios da Chapada e Piemonte da Diamantina; a segunda, 10 municípios do extremo sul, entre eles Alcobaça, Caravelas, Itamarajú, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Vereda e Teixeira de Freitas.

Os representantes destas cidades marcaram presença na reunião que definiu o destino das emendas parlamentares do deputado petista na região. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e determinou a distribuição de 40% dos recursos para a saúde e os demais 60% divididos igualmente para educação, agricultura, infra-estrutura, esporte e cultura.

Com a organização direta dos vereadores Edinaldo Rezende (Teixeira de Freitas), Adilson Volejo (Alcobaça) e Julinda Moraes (Caravelas), a plenária ainda mobilizou acadêmicos, sindicalistas, defensores públicos, prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças locais, além de concursados de Vitória da Conquista, que percorreram 300 km para conferirem a primeira experiência participativa sobre o destino das emendas parlamentares.

Teve destaque na plenária de Teixeira de Freitas a mobilização da comunidade acadêmica, especialmente, do diretor da UNEB do extremo sul, Dércio Bersa, além do prefeito de Nova Viçosa e sua equipe, Carlos Robson, o secretário de saúde, Eujácio Dantas (Teixeira de Freitas); de agricultura, Rubão (Alcobaça); de Bem Estar Social, Ramiro (Alcobaça). Segundo Amauri, a construção das emendas participativas na Bahia já serve de exemplo para outros estados, a exemplo de parlamentares de Pernambuco e Roraima, que cogitam reproduzir a mesma metodologia adotada por Amauri para definir o destino das emendas. As próximas plenárias vão ocorrer em Salvador (4 de outubro) e Santo Antônio de Jesus (5 de outubro).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp