Política

Petistas iniciam processo eleitoral para 2014

Imagem Petistas iniciam processo eleitoral para 2014
Os times estão escalados e equilibrados. Reunião começa nesta sexta   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/09/2013, às 06h51   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)




No final do mês de agosto, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores instituiu uma comissão para discutir o processo de sucessão ao governador Jaques Wagner em 2014. Na próxima sexta-feira (20), o grupo se encontra na sede do PT, no Rio Vermelho, para o primeiro encontro do grupo.

Os membros da comissão, embora não sejam ‘radicais’, já sinalizaram a preferência por um dos quatro pré-candidatos petistas ao governo do estado. Integram o colegiado, o presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo; o líder da bancada na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto; representando a bancada federal, Luiz Alberto; o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa; além do secretário de organização e candidato à presidente estadual da sigla, Everaldo Anunciação.

Jonas Paulo é o único que não engrossa as fileiras de um dos quatro pré-candidatos, contudo, comenta-se que o arranjo mais próximo do pensado pelo dirigente tem o senador Walter Pinheiro na “cabeça da chapa”. Este facilitaria as negociações com os partidos que integram a base.

Rosemberg Pinto é aliado declarado do secretário estadual do Planejamento José Sérgio Gabrielli. O deputado federal também tende a apoiar o ex-presidente da Petrobras. Já Everaldo Anunciação e Cézar Lisboa são próximo ao chefe da Casa Civil, Rui Costa.

“A ideia de criar esta comissão é para permitir que todos os pré-candidatos tenham espaço dentro do Partido, respeitando sempre a opinião e a preferência de todos. Hoje, compreendemos que todos apresentam condições iguais de disputa para suceder o governador Jaques Wagner em 2014", declarou Pinto.

Como defendido pelo líder do partido na Assembleia, todos os componentes da comissão pretendem conduzir o processo de forma a minimizar os efeitos negativos de uma disputa interna.

Na última quarta-feira (18), Gabrielli esteve na sede do Poder Legislativo estadual. Na oportunidade, almoçou com Rosemberg e Marcelino Galo.

De acordo com Rosemberg, o secretário deixou claro que o nome dele está posto e que não haverá recuo até que seja decidido o candidato. No entanto, esta decisão não será através de prévias.

Existe um acordo entre Luiz Caetano, Walter Pinheiro, José Sérgio Gabrielli e Rui Costa de não levar às últimas consequências – as prévias - o anseio de disputar a eleição de 2014. O deputado, em conversa com a reportagem do Bocão News, acredita que o nome não será escolhido antes de fevereiro do próximo ano.


Publicada no dia 19 de setembro de 2013, às 16h35

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp