Política

Trânsito de Salvador:secretário pede paciência aos motoristas da capital

Imagem Trânsito de Salvador:secretário pede paciência aos motoristas da capital
Em entrevista ao Se Liga Bocão, Alexandre Paupério, garantiu que os resultados só serão vistos no fim do ano que vem  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/09/2013, às 08h39   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)



Bastante questionado sobre os problemas do trânsito da capital baiana, o secretário de Gestão de Salvador, Alexandre Paupério, afirmou que a população só poderá perceber melhorias no fim do ano que vem. Em entrevista ao programa Se Liga Bocão, da Rádio Itapoan FM, na noite desta segunda-feira (2), o secretário garantiu que medidas estão sendo tomadas, mas que os resultados não são imediatos.

“Uma cidade como Salvador é muito complexa. Em qualquer lugar do mundo há problemas em uma cidade com 3 milhões de habitantes. Até porque não tivemos nenhum projeto de mobilidade nos últimos anos. O que eu posso garantir é que não falta por parte da prefeitura a cobrança de trabalho. O prefeito quer resultado. Há uma mobilização por parte do poder público”.

Para Paupério, a solução é priorizar o transporte coletivo, como o metrô, a carona solidária e outras medidas que já estão sendo tomadas. “Temos projetos de ciclovias, a perspectiva do metrô. Com as concessões para o transporte público tenho certeza que ao longo do tempo vai melhorar. Temos que pensar em meios para não travar a cidade. Mas não é algo rápido”.

Sobre prazos, a população terá que esperar mais para ver os resultados. “Até o final do ano que vem devemos ter uma situação mais agradável em relação ao trânsito de Salvador”.

O secretário foi criticado por um ouvinte após colocar que não adianta a população ficar só reclamando, é preciso esperar para que os resultados apareçam. “Não adianta ficar todo dia reclamando que as vias estão paradas. Não é só colocar a Transalvador nas ruas, ou implantar o rodízio. É preciso que todos se comprometam em ajudar a cidade. Isso leva tempo”.

Em relação à administração da prefeitura, Paupério mencionou novamente que recebeu o município em péssima situação. “Temos um déficit, uma dívida. A infraestrutur dos prédios públicos precisam melhorar, os sistemas de informação estão desatualizados e, além disso, processos muito desarrumados. Como administrador encontrei processos desestruturados, desatualizados”.

Para economizar, a prefeitura reduziu em 25% os contratos estabelecidos anteriormente e 20% do quadro de servidores, que incluem cargos comissionados e terceirizados. “Com essa dívida exigia que tivéssemos mudanças. Todos os gastsos foram cortados em todas as secretarias. Renegociamos todos os contratos e reavaliamos as funções de todos os 10 mil terceirizados”.

IPTU

Alexandre Paupério ainda explicou pontos sobre o recadastramento de imóveis para cobrança do IPTU. O secretário explicou que os imóveis serão reavaliados e o que custam até R$ 80 mil serão isentos da cobrança. “Fizemos uma correção de algo que não era feito há anos. O máximo que vai aumentar é 25%. O que acreditamos ser totalmente possível a todos da cidade”.

Nota originalmente postada às19h do dia 2

Leia mais:

Prefeitura convoca recadastramento de imóveis em Salvador





Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp