Política

Apagão: Paulo Souto diz que governo não está preparado para evitar colapso

Imagem Apagão: Paulo Souto diz que governo não está preparado para evitar colapso
417 municípios baianos ficaram sem energia por mais de quatro horas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/08/2013, às 07h34   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)



Após o apagão iniciado por volta das 15h da última quarta-feira (28), que atingiu todos os 417 municípios baianos, o ex-governador da Bahia, Paulo Souto (DEM), não poupou disparos contra o governo. Para o demista, a queda de energia em diversos estados significa fragilidade no sistema do país.
“Vamos aguardar a posição oficial da CHESF e do Operador Nacional do Sistema elétrico sobre as causas do apagão generalizado hoje à tarde em todo o Nordeste. Qualquer que seja ela, continua evidente a falta de segurança do sistema para evitar os colapsos como o de hoje”, disparou

A energia elétrica foi normalizada em Salvador por volta das 19h30, de acordo com a Companhia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba). A concessionária informou que a interrupção do abastecimento no Nordeste do país atingiu todos os 417 municípios baianos.

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a causa do apagão foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. Segundo o ministério, o blecaute provocou o desligamento de duas linhas de transmissão paralelas e totalizou um corte de carga de 10.900 megawatts.

O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp