Política

Joaquim Barbosa afirma que já sofreu discriminação no Itamaraty

Divulgação
Presidente do STF garante não ser candidato a presidente  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/07/2013, às 15h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O presidente do Supremo Tribunal federal (STF) ainda leva consigo as experiências racistas que já sofreu. Em entrevista à jornalista Miriam Leitão, Barbosa afirma que já sofreu preconceito no Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, e acredita que o Brasil não está preparado para ter um presidente negro.

Apesar das manifestações a favor da sua candidatura, Barbosa se diz incomodado com o “assédio” da imprensa. De acordo com ele, as investidas da “Folha de S.Paulo” já demonstram intolerância caso ele se torne candidato. Barbosa se refere às matérias sobre a compra de um imóvel nos Estados Unidos e uma entrevista de emprego do seu filho, publicadas pelo jornal.

O presidente do STF não vê ascensão dos negros no país como algo significativo e que ainda há setores em que eles são completamente excluídos. Ele ainda reforça que os muitos brasileiros se incomodam com o fato de negros chegarem ao poder e que preferem associar a atividades como carnaval, futebol e samba.

Já falando como candidato, o presidente acredita quer o Brasil precisa gastar melhor seus recursos públicos com inúmeros setores que podem ser racionalizados ou diminuídos. “O Brasil gasta muito mal”.

Barbosa ainda manda um recado. Diz que falta honestidade em pessoas com responsabilidade de vir a público e dizer que as coisas não estão funcionando.

Ao final, Barbosa comentou sobre as especulações de que não cumprimentou a presidente Dilma Rousseff na visita do Papa Francisco ao Brasil. Ele garante que cumprimentou e ainda conversou longamente durante todo o tempo que esteve com ela.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp