Política

Prefeito anuncia Bilhete único para os ônibus de Salvador

Imagem Prefeito anuncia Bilhete único para os ônibus de Salvador
Quem usar ônibus poderá fazer duas viagens e pagar uma durante período; "Domingo é Meia" é ampliado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/07/2013, às 11h37   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp


No próximo dia 28 de novembro, Salvador terá a implantação definitiva da primeira fase do Bilhete único do transporte público da cidade. O anúncio da medida foi feito na manhã desta quinta-feira  (25) no Palácio Thomé de Souza e, de acordo com o gestor, ACM Neto, já começa a ser regulamentada e esquematizada imediatamente para que o cronograma seja obedecido. 
A ideia é fazer com que os usuários de ônibus tenham a capacidade de sair de suas casas e chegar em seu destino pagando apenas uma passagem, mesmo que tenham de pegar mais de uma condução. Todos os soteropolitanos que possuem o Salvador Card  – incluindo bilhetes avulsos, cartões concedidos por empresas e estudantes – poderão se beneficiar do sistema. 
De acordo com o secretário municipal de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia, para fazer o Bilhete Único funcionar, o usuário deverá pegar um ônibus de uma das regiões da capital (A, B, C ou D) e seguir para uma outra região. Neste caso, o passageiro terá duas horas para pegar a segunda condução e não pagará a nova passagem. Quando da implantação da segunda fase do programa, a integração poderá ser feita mesmo que o passageiro não mude de região.
O objetivo do bilhete, segundo o prefeito, será alcançado apenas após o fim do processo futuro de concessão do transporte público. Desta maneira, as linhas de toda a cidade serão redesenhadas e, por um tempo de 3h, qualquer usuário de ônibus de Salvador poderá fazer integração entre quaisquer ônibus e destinos da cidade. Este processo, diz ACM Neto, está sendo encerrado atualmente e a previsão é de que o edital de licitação seja publicado no mês que vem.
Para obter o Bilhete Avulso, o cidadão deve comparecer a um dos 110 pontos de revenda espalhados pela cidade e pagar uma tarifa correspondente a duas passagens inteiras de ônibus. Após este processo, basta efetuar a recarga regular. O demista alega que há negociações com o Setps para aumentar o número de postos pela cidade, que também serão implantados nas prefeituras-bairro que o governo municipal está montando.
Ampliação do Domingo é Meia – O programa “Domingo é Meia”, que concede passagens pela metade do preço em dias de domingo na cidade, teve o alcance ampliado após assinatura de decreto ocorrida na mesma cerimônia. Anteriormente liberado só para quem pagava o bilhete em dinheiro, agora todos os bilhetes avulsos e cartões de passagens de empresa estão incluídos no programa. Assim, a população beneficiada pela medida aumentará de 350 mil para 450 mil pessoas.
Apesar do aumento, os estudantes estão excluídos do processo. O prefeito explicou que quem tem o benefício já paga meia todos os dias e, portanto, não pagará a meia-da-meia. ACM Neto aproveitou para mandar recados e dizer que sua administração tem compromissos assumidos e que estavam sendo postos em prática mesmo antes de manifestações de rua pelo Brasil que cobram melhorias na mobilidade urbana.
“A nossa gestão segue um conjunto de medidas que começaram a ser postas em prática muito antes dos movimentos de rua. Nosso objetivo é fazer com que todas elas saiam do papel e virem uma realidade”, discursou. Para o gestor, o final do processo de transformações fará com eu a população que usa transporte público na capital tenha melhor atendimento, espere menos nos pontos e, uma vez dentro dos coletivos, realize viagens mais rápidas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp