Política

LDO 2014: moradores de Pernambués cobram investimentos em audiência

Imagem LDO 2014: moradores de Pernambués cobram investimentos em audiência
Quarta audiência para nortear orçamento do ano que vem foi realizada neste sábado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/07/2013, às 10h37   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)



A quarta audiência pública que discutiu a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 foi marcada por cobranças dos moradores de Pernambués e adjacências para a melhoria educação, saúde, esporte e infraestrutura da região. Neste sábado (20), cerca de 70 populares contribuíram com o debate que norteará os gastos orçamentários da Prefeitura de Salvador no ano que vem.


A construção de uma escola de tempo integral com Ensino Fundamental I e II, uma creche, além da reforma do campo do Pela Porco, da Baixa da Paz, da Araguaia e da Rua Santa Bárbara foram cobrados pelo líder comunitário Marivaldo Júnior.

 “Também temos o problema da mobilidade. Gastamos mais tempo tentando nos locomover dentro do bairro do que para chegar, precisamos de vias de acesso com ligação da Rua Saturno e a Avenida Luís Eduardo Magalhães, sem contar a construção da passarela na região da Madeireira Brotas”,  afirmou Marivaldo Júnior.


"Uma das sugestões para a melhoria do engarrafamento seria a atuação apenas de empresas de transporte que já possuem garagens no bairro. Com isso, resolveríamos a confusão do final de linha de Pernambués. Outra medida seria a construção de uma escadaria na Rua Mário Paim e Primeira Travessa Saturno, e ainda a municipalização do Centro Social de Pernambués”, completou o também líder comunitário, Deivison Santana.


Já Valdemar Rodrigues, líder da Associação Beneficente Recreativa Unidos de Pernambués, ressaltou a importância de obras emergenciais no local. “Sofremos alagamento com as constantes chuvas na Baixa do Manu e precisamos urgente a limpeza do canal na Avenida São Paulo”.

Representante do bairro de Pernambués na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Luiz Carlos Suíca endossou as reivindicações dos moradores e pediu união da comunidade para que os pedidos sejam, enfim, atendidos pelo Executivo Municipal.



“Acompanho dia-a-dia as dificuldades dos moradores de Pernambués e adjacências. Convivo com todos os problemas. Esse é o momento de união para contribuir com a comunidade e a participação dos moradores é essencial para ser realizado um bom trabalho”, declarou Luiz Carlos Suíca.



O presidente da Comissão dw Finanças, vereador Claudio Tinoco (DEM), destacou a necessidade da inclusão do esporte como linha programática no texto final da LDO 2014. “Com a ampla participação popular e a qualidade das reivindicações, conseguimos legitimar  demandas importantes para o bairro de Pernambués e região nas áreas de educação, esporte e infraestrutura”, declarou.

Também participaram do evento a coordenadora de Orçamento da Secretaria Municipal de Gestão, Rosane Badaró, que apresentou o projeto da LDO 2014 (nº389/2013); a vereadora Aladilce Souza (PCdoB); o coordenador de Informações Econômicas Fiscais da Secretaria Municipal da Fazenda, Decael Bandeira; e o membro da Comissão de Finanças da OAB, Gustavo Moris.

Os debates já aconteceram no Centro de Cultura da CMS (10 de julho), no Subúrbio Ferroviário (13 de julho) e na última quarta-feira (17), na Pituba. A quinta e última audiência pública será na próxima terça-feira (23), às 18h30, na Escola Municipal Professor Manoel de Almeida Cruz, em Cajazeiras.

Nota originalmente postada às 17h do dia 20


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp