Política

CPI vai investigar caso de adoção em Monte Santo

Reprodução
Audiência acontece nos próximos dias  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 11/05/2013, às 09h07   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A CPI que investiga o Tráfico de Pessoas no Brasil aprovou requerimento para apurar o caso em Monte Santo. Uma audiência pública com o juiz Luiz Roberto de Cappio, afastado pelo Tribunal de Justiça da Bahia depois que anulou a sentença em que os cinco filhos foram tirados da mãe, acontece nos próximos dias, em data ainda a ser marcada. O juiz revelou em entrevista a uma emissora de TV que há uma associação criminosa voltada para agenciamento e tráfico de crianças agindo naquela região.

O fato envolvendo o juiz que mais chamou a atenção aconteceu em maio de 2011. Os cinco filhos de Silvânia Mota Silva foram retirados de casa na cidade de Monte Santo e sua guarda provisória foi concedida a quatro famílias do interior de São Paulo, de um dia para o outro, segundo as investigações.

A alegação era de maus-tratos por parte da mãe. A decisão foi assinada pelo juiz Vítor Bizerra que, na época, respondia pela comarca da cidade. A família das crianças não participou da decisão. “Os processos de adoção conduzidos pelo juiz Vítor Bizerra são totalmente irregulares, atípicos. São atrocidades contra famílias pobres, que não têm condição de ter um advogado, e que por isso merecem uma revisão. E quem tinha que estar sendo afastado agora era o senhor Vítor Bizerra”, opina o deputado Francischini.

Um ato de desagravo em favor do juiz também está previsto na CPI. A medida foi determinada pelo TJ-BA, através de pedido do Ministério Público da comarca de Euclides da Cunha, onde ele atuava. O MP o acusou de causar conflitos entre promotores e ainda alegou baixa produtividade do magistrado.

Leia mais:

Juiz do caso das crianças de Monte Santo é afastado


Deputado pede CPI para investigar tráfico de pessoas na Bahia


Baiana que perdeu guarda de cinco crianças é ouvida nesta terça

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp