Política

Oposição rebate alegações de Rui Costa sobre “Eixo Sul” da transposição

Publicado em 23/04/2013, às 15h49   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O secretário estadual da Casa Civil declarou em uma entrevista nesta segunda-feira (22) que a Bahia não tem o “Eixo Sul” da Transposição do Rio São Francisco por negativa do governo anterior ao de Jaques Wagner. A obra tiraria água do Lago de Sobradinho para distribuí-la 350 km adentro do sertão na direção de Senhor do Bonfim.
O ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, em entrevista ao A Tarde, negou as alegações de Rui Costa. O atual vice-presidente e Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal relata que o governo Wagner jamais se interessou pela obra na época em que ele era gestor da pasta federal. Segundo Geddel, o gabinete estava aberto ao governo, que jamais tocou no assunto. 
“Quando deixei a pasta, reservei R$ 15 milhões para estes estudos sobre o canal que agora o secretário anuncia, três anos depois que deixei o ministério”, avalia. Além disto, Geddel provocou Costa dizendo que Wagner só retomou a ideia porque a Bahia sofre com a seca, “mas o governo Wagner, como sempre, esquece de dar o devido crédito a quem de direito”.
Já o ex-governador Paulo Souto, a quem foi creditado o desinteresse no Eixo Sul, afirma que jamais foi oferecida a obra à gestão da época. Segundo Rui Costa, o desvio de trecho de Sobradinho seria uma contrapartida à Bahia da transposição o Rio São Francisco. Segundo Souto, não havia o projeto do Eixo Sul na proposta original e que a ideia é do atual ministro, Fernando Bezerra.
“Se é verdade que havia essa proposta e foi rejeitada pela minha gestão, por que o atual governo passou eis anos sem falar no assunto e só agora está anunciando que o Governo federal fará o lançamento de edital para projetos que, mesmo assim, só ficarão prontos no final de 2014?”, provocou. Para o ex-governador, Jaques Wagner sente forte rejeição do interior por conta da estiagem e que nenhum governador poderia ser obstáculo par ao interesse federal em uma intervenção deste porte.

Nota originalmente postada às 10h do dia 23

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp