Política

Contas de JH: Gilmar Santiago garante que oposição votou unida

Imagem Contas de JH: Gilmar Santiago garante que oposição votou unida
Vereadores participaram de reunião na tarde desta sexta-feira  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/04/2013, às 08h28   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)



Os vereadores da bancada da oposição se reuniram na tarde desta sexta-feira (19) para contestar a publicação do Jornal da Metrópole desta sexta-feira (19) que veiculou os nomes dos supostos 25 vereadores que teriam se posicionado favoráveis às contas do ex-prefeito João Henrique, referentes ao exercício financeiro de 2010. De acordo com o líder do bloco, Gilmar Santiago (PT), a ala oposicionista votou unida, seguindo o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). 

Para o líder, dos 18 votos que foram registrados contrários às contas de João, "doze foram dos vereadores da oposição ao prefeito ACM Neto". Nas contas de Gilmar, sete votos foram do PT, dois do PCdoB, dois do PSB e mais o do vereador Hilton Coelho (PSOL).

Na avaliação de Gilmar Santiago, existiu uma "clara influência" do prefeito ACM Neto para que fossem aprovadas as contas de João. “Disso não tenho dúvidas. Neto influenciou diretamente para aprovar as contas. Mais do que isso: a bancada do prefeito está tentando confundir a opinião pública tentando plantar informações e colocando vereadores da oposição 'no mesmo bolo' para tentar tirar o desgaste da pressão da opinião pública do bloco da situação".
A instituição do voto aberto seria, para o vereador Gilmar Santiago, "uma maneira de dar mais transparência ao trabalho do Legislativo e evitar que distorções aconteçam".

Independentes ganham força

O líder da bancada do governo, Joceval Rodrigues (PPS), logo após a votação das contas, garantiu que não houve nenhuma orientação do prefeito ACM Neto para que os vereadores do bloco se posicionassem favoráveis às contas de João Henrique e contrários ao parecer técnico do TCM. “Cada um votou de acordo com a sua consciência”, garantiu.

De acordo com um vereador da bancada do prefeito em conversa com a reportagem do Bocão News, o que decidiu a votação foi o posicionamento de vereadores independentes que estão ganhando cada vez mais força na Câmara.

Na opinião deste mesmo edil, para as próximas votações de projetos do prefeito ACM Neto, como o projeto da reforma tributária, por exemplo, a tendência é de que fique cada vez mais difícil para a bancada de Neto convencer os vereadores independentes, que “foram determinantes na apreciação em plenário das contas de João Henrique”. 


Nota originalmente postada às 15h do dia 19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp