Política

Jorge Solla e Zé Neto discutem com reitores e estudantes reestruturação da Uefs

Publicado em 04/04/2013, às 22h30   Redação Bocão News (Twitter:@bocãonews)



O secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla, recebeu, nesta quarta-feira (03), em Salvador, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, estudantes, coordenadores e diretores acadêmicos do curso de medicina a fim de discutir projetos para a reestruturação da estrutura física disponível aos cursos de saúde oferecidos por esta unidade de ensino.

Durante a reunião - solicitada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (PT) – esteve em pauta a implantação de uma Farmácia-Escola, de um ambulatório; o aprimoramento da cooperação entre a Uefs e o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) com relação ao programa de estágio e a possibilidade de construção de um novo prédio destinado aos cursos de saúde (Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Medicina e Odontologia) da Universidade.

Farmácia-Escola

O reitor José Carlos disse que a Uefs já tem layout aprovado pelo Ministério da Educação, dependendo de finalização, para a implantação da Farmácia-Escola, um instrumento para formação diferenciada através do estágio supervisionado e desenvolvimento de linhas de pesquisa, já tendo havido conversa sobre o assunto com a Bahiafarma e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O secretário Jorge Solla explicou que as Farmácias-Escolas tem se constituído com um plano exitoso, citando como exemplo as unidades da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com a prestação de atendimento à comunidade e espaço de pesquisa e extensão. O projeto deve receber financiamento do MEC.  A manutenção e disponibilização dos serviços devem ficar a cargo da Uefs, recebendo apoio do Estado.

Ambulatório

Destinado a atenção à saúde para pacientes externos, contando com atendimento multiprofissional e interdisciplinar, o projeto para instalação de um ambulatório para uso dos estudantes da Uefs no Centro Social Urbano (CSU) de Feira, também esteve pauta.

De acordo com o secretário Jorge Solla, a Uefs deve ser a responsável por licitar e executar sendo responsável por viabilizar os recursos para o espaço físico e a Sesab receber as demandas de equipamentos para dar os devidos encaminhamentos. Jorge Solla solicitou que o projeto seja encaminhado pela Uefs para que a Sesab possa acompanhar e contribuir para a concretização do ambulatório, que pode ser um espaço de residência em saúde. Assim, o deputado Zé Neto sugeriu que a universidade reúna os cursos e trace o projeto com base no diálogo.

Estágio no Clériston Andrade após publicização

A estudante, Ana Karen Souza, do Diretório Acadêmico de Medicina, questionou como fica a situação dos estagiários e residentes no Hospital Clériston Andrade após a gestão da unidade hospitalar passar para uma Organização Social. O secretário voltou a afirmar que, assim como todos os servidores efetivos do quadro, os estagiários e residentes que atuam no hospital também serão mantidos. “Nossa ideia é fortalecer o ensino-prática e isso não muda com a mudança de gestão do HGCA. O Hospital do Subúrbio, por exemplo, em Salvador, é fruto de uma Parceria Público-Privada e vem sendo disputado por estagiários e residentes, prova de que, tanto na gestão direta quanto na indireta, os programas de estágios e residências estão sendo mantidos e aprimorados”.

O secretário disse que, pensando em fixar os futuros profissionais em seus locais de formação é que, por exemplo, o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, foi concebido para ser  um espaço onde os profissionais têm toda a estrutura para articular prática e estudo.

Outra boa notícia é que, nesta quarta-feira (03), com o objetivo de democratizar o acesso às fontes de informação e promover a inclusão digital no campo da Saúde Pública, o HEC inaugurou a primeira Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em Feira de Santana. Mis um instrumento de auxílio aos profissionais do HEC e estudantes que utilizam a unidade como campo de prática.

Novo prédio para aos cursos de saúde

O reitor José Carlos  disse que há projeto para a construção de um novo prédio para as turmas em saúde na Uefs, já que atualmente os estudantes utilizam um espaço destinado a área administrativa. O secretário Jorge Solla disse que não há como destinar recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para tal finalidade. Assim, o deputado Zé Neto colocou-se à disposição para intermediar o diálogo entre a Universidade e os secretário estaduais Manoel Vitório (Administração), José Sérgio Gabrielli (Planejamento) e Oswaldo Barreto (Educação) a fim de discutir outras formas de destinação de recursos. A primeira reunião será com Gabrielli.

Solla na Uefs

Ao final da reunião, os estudantes presentes convidaram o secretário a esclarecer dúvidas a respeito da publicização do Hospital Geral Clériston Andrade. Jorge Solla mais uma vez, colocou-se à disposição para o diálogo. “Espero que, assim como esta reunião, nosso próximo encontro seja produtivo”, finalizou Solla.

Foto: divulgação


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp