Política

Mutirão de registro civil atende população de Candeias

Divulgação
Emissão de certidões e carteiras de trabalho foi o serviço mais procurado  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/03/2013, às 20h15   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Candeias (Sedas), realizou neste sábado (16) o Mutirão de Registro Civil. Cerca de 300 pessoas foram atendidas com serviços gratuitos como emissão de certidão de nascimento e carteira de trabalho, orientação sobre reconhecimento de paternidade, cadastramento no Bolsa Família e registro de queixas no Procon. A ação, que faz parte do Projeto Minha Certidão, aconteceu na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, em Candeias.

Durante a abertura do Mutirão, o prefeito de Candeias, Sargento Francisco, agradeceu a iniciativa da SJCDH e explicou a importância dos serviços ofertados. “O registro de nascimento significa a oficialização da existência do indivíduo. Ao realizar esta ação, estamos contribuindo para que nosso povo possa exercer os seus direitos civis e ter acesso às escolas, empregos registrados e cadastro em programas sociais, por exemplo,” pontuou.

A secretária Janemarcia Nunes (Sedas) agradeceu o empenho conjunto entre Governo do Estado e Prefeitura de Candeias, através do próprio
prefeito, Sargento Francisco, e da secretária municipal de Governo e Gestão, Ana Cristina Almeida. “Com a dedicação deles, a Secretaria de Justiça e a Sedas conseguiram fazer com que este Mutirão acontecesse da melhor forma possível e assim dar mais dignidade aos cidadãos de Candeias”, disse.

Projeto Minha Certidão

Segundo os dados do IBGE, para cada 100 nascimentos no estado baiano, pelo menos 24 não são registrados. Para sanar este déficit, a SJCDH lançou O Projeto Minha Certidão em agosto de 2012 na Bahia. A campanha visa colaborar no resgate da cidadania e na integração social da população que ainda não tem documentação básica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp