Política

Lauro de Freitas assina contrato com União Europeia para prevenção à violência

Publicado em 28/11/2012, às 18h06   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



A prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho assinou, nesta quarta-feira (28), contrato de 400 mil euros com a União Europeia para o projeto “Circuito do Saber e da Inclusão – Formação em tecnologia e turismo para jovens em vulnerabilidade e risco de vida”. O município venceu edital da UE recebendo o reconhecimento do órgão internacional na prevenção e combate a violência. Nos próximos dias será assinado outro contrato de mais 400 mil euros para o projeto “Virando o Jogo”. Juntos, os projetos representam mais de R$2 milhões para as ações em Lauro de Freitas.

O Circuito do Saber vai beneficiar 600 jovens de 16 a 21 anos das localidades de Portão, Areia Branca, Itinga e Lagoa dos Patos. O projeto será executado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em parceria com ONGs que atuam no município, com duração de três anos, a partir de primeiro de janeiro. O objetivo é a prevenção ao uso das drogas entre os jovens, noções de cidadania e direitos humanos e capacitação profissional. “Os jovens terão cursos de desenvolvimento de hardware e software e poderão se tornar empreendedores”, enfatiza José Carlos Arruti, coordenador do GGIM.

Para a prefeita Moema Gramacho, o contrato com a União Europeia é resultado da seriedade da gestão e da competência da equipe. “Essa é mais uma ação na prevenção à violência e na promoção da inclusão social, marcas da nossa gestão. São ações que trabalham a cultura de paz e cujos resultados serão mais bem avaliados em médio prazo”. O contrato com a UE, segundo a prefeita, reforçam iniciativas já em andamento no município.

A ONU atua em Itinga com seis agências, realizando, em parceria com o município, um trabalho de prevenção por meio da cultura, artes, educação e lazer. Com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) vieram a capacitação de agentes municipais, equipamentos e o sistema de videomonitoramente com 65 câmeras. Em parceria com o governo do Estado foi implantada a Base Comunitária da Itinga.

“Virando o Jogo” – O projeto “Virando o Jogo” será realizado em seis escolas da rede municipal nas mesmas localidades do Circuito do Saber, envolvendo professores, alunos, pais e o comércio em torno de 200 metros da escola. Tem como objetivo mobilizar toda sociedade no combate e prevenção ao uso de drogas, direitos humanos e conscientização da participação coletiva. O Virando o Jogo será realizado em parceria com o Projeto Crescer, da Lagoa dos Patos, e o Juspopuli Escritório de Direitos Humanos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp