Política

Deputados querem suspensão de serviços da Cetrel em Camaçari

Publicado em 28/11/2012, às 19h53   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



A Bahia importa de São Paulo pentaclorofenato de sódio, também conhecido como Pó da China, para ser incinerado pela Cetrel em Camaçari, município que já luta há 10 anos para interromper este processo. O Ministério Público de São Paulo proibiu a incineração do produto no estado por ser nocivo à saúde. Durante a reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Maria del Carmen ficou responsável por marcar uma reunião com o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, para solicitar que sejam feitos estudos para avaliação da periculosidade do pentaclorofenato de sódio e sugeriu que seja suspensa a incineração do material. "Enquanto não se tem uma definição quanto aos prejuízos que a queima desta substância possa trazer á população a incineração deve ser suspensa", assegurou.

De acordo com o deputado Bira Corôa, que participa deste processo no município de Camaçari há cerca de 10 anos, além da incineração há a preocupação com o transporte, que passa por 4 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo ou Minas Gerais e Bahia) incluindo áreas urbanas, reservas e mananciais, e com os efeitos do produto da queima, como cinzas e gazes lançados à atmosfera, que também é nocivo.

Também participaram da reunião e concordaram com a proposta de Maria o presidente da Comissão Adolfo Viana e os deputados Carlos Brasileiro, Cacá Leão, Elmar Nascimento e Sildevan Nóbrega.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp