Política

Pinheiro busca caminhos para melhorar telefonia

Imagem Pinheiro busca caminhos para melhorar telefonia
Senador convoca audiência e discute políticas públicas para o setor  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/08/2012, às 09h07   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)



Nesta sexta-feira (3) as operadoras de telefonia TIM, Claro e Oi voltaram a vender novas linha de celulares e internet. Após os 11 dias de proibição determinados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o retorno das atividades era esperado.

Contudo, o senador Walter Pinheiro (PT) espera que a medida da Anatel sirva para melhorar os serviços prestados pelas operadoras. O petista revelou que vem conversando com organizações internacionais na busca por soluções para o sistema no Brasil.

“Estou propondo três coisas: a unificação das plataformas, o padrão europeu não é diferenciado. Segunda coisa: compartilhamento de infraestrutura. Terceira: acabar com número de operadora, isto encarece e não traz nenhum benefício para o consumidor”.

Na última quarta-feira (1º) a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado aprovou requerimento para realização de audiência pública destinada a averiguar a situação e a qualidade do serviço móvel pessoal de telefonia, bem como debater a atuação e os investimentos das operadoras e as medidas adotadas pela Anatel.

O requerimento foi apresentado pelo presidente da Comissão, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), e pelo senador Pinheiro. “No dia 8 nós vamos discutir estas propostas. Eu creio que o ministério assim como a Anatel vão aceitá-las. É a primeira vez no Brasil que a Anatel consegue se impor ante um setor fortíssimo, e espero que para além de um posicionamento de venda avancemos para chegar na qualidade, até porque, hoje os celular está nas mãos de 250 milhões de brasileiros”.

Foto: Roberto Viana
Nota originalmente publicada às 15h do dia 3

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp