Política

Petistas buscam entendimento em Conquista

Imagem Petistas buscam entendimento em Conquista
Após rachar com aliados históricos, Guilherme tenta reaproximação para reeleição  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/03/2012, às 11h07   Luiz Fernando Lima



No final da tarde da última segunda-feira (26), o governador Jaques Wagner (PT) recebeu o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes e os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).

Na pauta estavam algumas demandas do importante município do sul baiano, mas, sobretudo, a conversa girou em torno das composições política em Conquista.

A cidade entra na eleição deste ano com a possibilidade de bater um recorde histórico. Caso o prefeito se reeleja, o município será o primeiro do país em que o PT fará seis mandatos consecutivos. Porto Alegre chegou perto, mas perdeu a empreitada.

Contudo, alguns entraves, internos e externos, podem dificultar a permanência de Menezes à frente da cidade polo. O primeiro, ao que parece, está dirimido. Na última eleição, o atual prefeito rompeu com o grupo de Waldenor e Zé Raimundo e apoio para os consecutivos assentos outros dois petistas: Valmir Assunção e Marcelino Galo.

Desde o início do ano houve uma reaproximação que culminou nesta audiência com o governador. Wagner, como ressaltado por adversários e aliados, é um dos poucos quadros capazes de costurar reaproximações dentro da sigla que busca a hegemonia no cenário político baiano.

Outro entrave para a reeleição de Menezes, e este de mais difícil solução, é a definição da estratégia do PCdoB a nível nacional que trouxe como consequência o rompimento dos comunistas com petistas em Conquista.
A decisão colocou o deputado estadual Fabrício Falcão no páreo para a sucessão municipal. Além disso, os comunistas entregaram, como divulgado em diversos veículos da região, os cargos que tinham na administração municipal de Conquista.

Agora, resta saber se a conversa com Wagner vai resultar em uma reaproximação com o PCdoB. Não houve divulgação do assunto.

Pedidos

Como as oportunidades de audiência com o governador não são, pelo que dizem os aliados, tão frequentes, o prefeito aproveitou para fazer algumas solicitações de natureza administrativa.

“A nossa conversa foi no sentido de agilizarmos o processo de licitação desse projeto, que tem prioridade e é uma decisão política da presidente Dilma Rousseff e do governador”, informou o prefeito. A construção da barragem do Rio Pardo,  que já conta com recursos no orçamento do Ministério da Integração para elaboração do projeto, foi outro importante pleito defendido pelo prefeito.

Segundo eles, o ministro Fernando Bezerra já se dispôs a ir com o governador a Vitória da Conquista para celebrar o convênio e lançar o edital para elaboração do projeto. A conclusão do esgotamento sanitário do município, a extensão de rede da zona rural e abertura de poços artesianos também figuraram entre as reivindicações.

Foto: Manu Dias // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp