Política

"Adiar a votação é matar a aspiração de candidaturas ao Governo"

Imagem "Adiar a votação é matar a aspiração de candidaturas ao Governo"
Sandoval Guimarães é a favor de um requerimento de urgência para votar contas de JH  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/03/2012, às 10h15   Caroline Gois



Após o vereador Jorge Jambeiro (PP) declarar à reportagem do Jornal A Tarde que os aliados de João Henrique pretedem adiar a votação das contas do prefeito, o presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Salvador - o vereador Sandoval Guimarães, em contato com a equipe do Bocão News, disse ser a favor de um requerimento de urgência urgentíssimo para que a votação ocorra. "Eu preciso que 15 vereadores peçam este requerimento. Acredito que nenhum dos 41 vereadores terão a coragem de prolongar esta decisão. Quanto mais tempo durar vai haver um sangramento no decorrer da extensao deste processo, o que leva a uma hemorragia. Acho que isso vai permitir que morra a aspiração de candidaturas ao Governo do Estado da Bahia", afirmou o vereador.
Para consolidar o adiamento, os vereadores vão reforçar a necessidade de mais tempo para uma análise detalhada das contas do prefeito, conforme adianta o correligionário de João Henrique, vereador Jorge Jambeiro (PP): “Precisamos de um tempo maior para analisar as contas e votar com base em argumentos técnicos. É uma questão muito delicada para ser politizada”, explica. A expectativa dos governistas é que as contas entrem na fila da ordem do dia da Câmara, que atualmente possui cerca de 700 projetos pendentes de apreciação. Com isso, a tendência é que as contas sejam apreciadas no plenário somente a partir do segundo semestre deste ano, quando a Câmara historicamente tende a ficar esvaziada por conta do período eleitoral.
O objetivo é ganhar tempo para recompor a base aliada visando garantir os 28 votos necessários para rejeitar o parecer do TCM.
"Estou tendo o apoio da população sobre a decisão que tomei. E o povo não quer mais isso. Só recebi os parabéns. Adiar este processo irá desencadear os movimentos nas redes sociais e desgatar mais ainda a imagem da prefeitura", disse Sandoval Guimarães.
Após o relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ter sido referendado nesta quinta-feira (22) pela Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Salvador, com 6 votos favoráveis e uma abstenção, apontando uma série de irregularidades nas contas da administração João Henrique (PP) em 2010, os elogios não param de chegar até Sandoval Guimarães.  
“Tá vendo aí! O que foi que disse?”. Essas foram as primeiras palavras do presidente regional do PMDB, Lúcio Vieira Lima, ao comentar a posição da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Salvador, que sugeriu a rejeição das contas de João Henrique.  Antes mesmo do anúncio oficial, o dirigente havia dito que confiava no bom senso e competência do vereador Sandoval Guimarães (PMDB), presidente do colegiado, apesar das retaliações promovidas pelo Thomé de Souza. “Para sofrer qualquer tipo de coerção, é preciso ter ‘rabo preso’. Por isso, sei que Sandoval não se deixará influenciar por artifícios desta natureza. Todos conhecem seu comprometimento, capacidade e história”. 

Foto: Roberto Viana// Bocão News
Nota originalmente publicada às 16h do dia 24

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp