Política

OAB defende reforma política

Publicado em 17/11/2010, às 18h16   Redação Bocão News



Em discurso na abertura do seminário Reforma Política, um Projeto para o Brasil, evento que marca os 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente da entidade, Ophir Cavalcante, observou estar convencido de que a reforma política ou é conduzida pela sociedade, com o apoio da imprensa, ou não sai. Ele frisou que a OAB lutará para colocar de uma vez por todas o  tema no centro do debate nacional.

O presidente da OAB destacou que a reforma é um desafio de grandes proporções que não seduz a classe política para quem, assinala Ophir Cavalcante, mudanças que lhe retirem o comando das eleições fundadas em costumes divorciados de preceitos éticos não são interessantes.

Por isso, defende que é preciso envolver a sociedade num projeto de reforma política que trate de temas como o voto distrital, o financiamento de campanha, a cláusula de barreira e resgate a credibilidade do voto e da classe política.

Ophir Cavalcante lembrou a vitória do projeto de iniciativa popular que criou a Lei da Ficha Limpa, afastando da cena política figuras carimbadas no processo de fraudes e corrupção, como o ex-governador do Distrito Federal, o senador Joaquim Roriz, que teve a candidatura ao governo do DF barrada pela Justiça eleitoral com base na lei.

O seminário acontece até esta quinta-feira (18), na sede da OAB Nacional em Brasília. O resultado dos debates será apresentado como sugestões para que as instituições do país possam realizar uma reforma política ampla.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp