Política

FHC diz que Brasil vive culto à violência e critica presidente: 'dá pena'

Wilson Dias/Agência Brasil
Ele lança um volume de memórias  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil

Publicado em 14/05/2021, às 08h11   Redação Bnews



Fernando Henrique Cardoso enxerga no país um culto à violência e diz que a cadeira do presidente deveria estar melhor ocupada. Em entrevista ao jornal O GLOBO, para a divulgação do seu volume de memórias, o ex-presidente critica a atual gestão federal e diz que Lula estaria desempenhando melhor a função de chefe do Executivo caso estivesse no cargo, embora ele deseja que, nas próximas eleições, um terceiro seja eleito.

“Hoje existe um verdadeiro culto da violência. Veja o que houve no Rio de Janeiro. Violência sempre houve na História do Brasil. Mas hoje é um culto que vem da classe dirigente. Violência passou a ser virtude. Nunca assistimos a algo como vemos hoje, em que uma pessoa como Bolsonaro vira presidente da República. Ele está mal sentado ali. Dá pena”, comenta. 

“Se o Lula estivesse aqui agora, ele estaria muito à vontade, dominando a conversa. O Lula sempre foi assim: se ele está num rio, é para se banhar (...) De qualquer maneira, o ideal seria que ganhasse um terceiro. Até porque Lula e Bolsonaro já foram. Isso cansa”, completa FHC.

O ex-presidente diz que não acredita que a construção de um centro seja capaz de romper a atual radicalização e que, no momento, ainda não há um nome para representar a frente. 

“Difícil. Porque você precisa, antes de construir um centro, que essa ideia seja personificada em alguém. Há tempo para que alguém apareça ainda, mas não está claro quem vai expressar essa ideia. Depende da capacidade da pessoa de se conectar com esse momento do Brasil. Tem de ser alguém que seja capaz de falar. De expressar um sentimento, e bater com o coração do povo. Não é necessário que seja do PSDB. Se for, ótimo. Se não, vou com quem for. E se ficar entre Lula e Bolsonaro, temos de escolher entre um dos dois”, finaliza. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp