Política

PSOL lança Erundina para presidência da Câmara

Divulgação/Câmara dos Deputados
O partido tem dez parlamentares e se dividiu em relação à disputa   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Câmara dos Deputados

Publicado em 15/01/2021, às 17h50   Redação BNews



O PSOL decidiu lançar nesta sexta-feira (15) , após reunião da executiva nacional, a candidatura da deputada Luiza Erundina para concorrer à presidencia da Câmara Federal. O partido tem dez parlamentares e se dividiu em relação à disputa. 

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, em reunião na última quarta-feira (13), cinco deputados defenderam apoiar o candidato Baleia Rossi (MDB-SP), ligado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e outros cinco preferiram uma candidatura própria.

O partido chegou a divulgar uma resolução dizendo que se a parlamentar não chegar no segundo turno, "orienta o voto da bancada do PSOL no candidato que representar uma alternativa àquele apoiado pelo governo Jair Bolsonaro".

A disputa na Câmara está polarizada entre Baleia Rossi e Arthur Lira (PP-AL), apoiado por Bolsonaro, que também tentou atrair votos do PSOL. Baleia já conta com o apoio das cúpulas das siglas da oposição, como PT, PC do B, PSB e PDT​, e esperava obter o apoio formal do PSOL.

Além de Erundina, há outros candidatos menos competitivos na disputa como Marcel Van Hattem (Novo-RS), Fábio Ramalho (MDB-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Alexandre Frota (PSDB-SP) e André Janones (Avante-MG).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp