Política

Líder do governo na AL-BA corrobora com Rui e critica troca do MP-BA pelo MPF em ação que investiga fraude na compra de respiradores

Roberto Viana/Arquivo BNews
O MP estadual abriu mão de atuar no processo, ao passo que o MPF sugeriu encaminhá-lo para a esfera do STJ, o que foi acatado pela 2ª Vara Criminal Especializada de Salvador, sob o argumento de que havia uma autoridade com prerrogativa de foro sob investigação  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/Arquivo BNews

Publicado em 16/06/2020, às 19h40   Redação BNews



O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Rosemberg Pinto, corroborou com o pensamento do governador Rui Costa e criticou a troca de instância na ação que investiga a fraude na compra de respiradores, que foi transferida do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para o Ministério Público Federal (MPF).

"Lamentavelmente o Ministério Público da Bahia retirou a autoria do processo e a desmembrou. Teve que arquivar a ação por falta de autoria. O MP-BA desistiu da autoria da ação alegando que se tratava de quem era possível seria o MPF. Ora, eu acho isso um equívoco muito grande", disse, em entrevista ao jornalista José Eduardo, na Rádio Metrópole, nesta terça-feira (16).

Rui Costa (PT) garantiu, em entrevista à Record Bahia na segunda-feira (15), que irá enviar ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNP) um pedido de pronunciamento a respeito da ação tomada pelo MP-BA e pelo MPF no processo que investiga a compra de respiradores.

O MP estadual abriu mão de atuar no processo, ao passo que o MPF sugeriu encaminhá-lo para a esfera do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o que foi acatado pela juíza Virgínia Silveira, da 2ª Vara Criminal Especializada de Salvador do Tribunal de Justiça da Bahia, sob o argumento de que havia uma autoridade com prerrogativa de foro sob investigação. Com a decisão, os presos pela Polícia Civil para apurar o caso foram soltos, medida que também foi criticada no STJ.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp