Política

Prefeita de Itaparica rebate prefeito de Vera Cruz após briga por Centro de Referência de tratamento ao Coronavírus

Divulgação
As duas cidades enviaram projeto para a Sesab, mas o Centro será montado em Itaparica  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/04/2020, às 18h08   Redação BNews



A Prefeita do município de Itaparica, Marlylda Barbuda (PDT), divulgou uma nota oficial, neste domingo (5), rebatendo as declarações do prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinícius (PMDB), que chamou de “infeliz” e “absurda” a proposta enviada por Marlylda ao Governo do Estado para a criação de um Centro de Referência de tratamento ao Coronavírus no município de Itaparica.

De acordo com Marcus Vinícius, a prefeitura de Vera Cruz havia encaminhado ao governo uma proposta de montagem de uma estrutura no Hospital Geral de Itaparica (HGI) com 24 leitos, enquanto Marlylda teria “simplificado” o projeto, sugerindo apenas duas salas, com dois respiradores.

“O Centro de Referência do Coronavírus será implantado num prédio novo, que acabou de ser construído pelo Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura de Itaparica, onde funcionaria o novo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). Trata-se de um equipamento com estrutura de ponta e está totalmente adequado para receber as instalações do centro de referência em coronavírus. A unidade terá Sala de Estabilização, leitos de observação de pacientes com suspeita de contaminação, sala de coleta de exames, consultórios médicos, sala de triagem, sala de isolamento, respiradores para pacientes em estado grave, enfermarias independentes, equipes 24h com médicos, enfermeiros, técnicos, aparelho de raio-x, ultrassom e todos os equipamentos necessários para cuidar de pacientes com coronavírus”, diz um trecho da nota assinada por Marlylda.

A prefeita disse ainda que a escolha do prédio do CAPS para receber o Centro de Referência em Coronavírus foi feita a partir de critérios técnicos da Secretaria de Saúde do Estado e chamou a atitude do prefeito de “queda de braço política”.

“O senhor prefeito da cidade de Vera Cruz deveria deixar de lado as suas desavenças politiqueiras e se unir à Prefeitura de Itaparica e aos técnicos de saúde do Estado para proteger a população. O prefeito usou quase 1 hora de duração na veiculação de um vídeo agredindo pessoas que estão trabalhando para encontrar soluções para os pacientes. Em toda gravação, ele sequer mostrou preocupação com o que realmente importa, que é saúde das pessoas. Ficou evidente que a sua preocupação resume-se em conquistar a paternidade política de uma notícia em momento de caos. Lamentável”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp