Política

Robinson se defende e diz que foi coerente ao votar a favor da reforma da Previdência do governo estadual

Divulgação
O parlamentar foi citado após viralizar uma foto em que aparece dizendo não à reforma da Previdência do Governo Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/02/2020, às 17h19   Redação BNews



O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Robinson Almeida (PT) respondeu à coluna Na Sombra do Poder, publicada nesta quinta-feira (6), pelo BNews. O parlamentar foi citado após viralizar uma foto em que aparece dizendo não à reforma da Previdência do Governo Bolsonaro. Semana passada, ele votou a favor da reforma estadual do Governo Rui Costa, o que levantou queixas de incoerência.

“Fui coerente com as orientações do meu partido. Sou um deputado partidário. Sigo a orientação política do PT. Na Reforma da Previdência de Bolsonaro me opus ao desmantelamento do Regime Geral que queria retirar a aposentadoria dos trabalhadores rurais, acabar com o Benefício de Prestação Continuada dos idosos e instituir um perverso sistema de capitalização. Felizmente, a mobilização e reação da sociedade, que me incluo nelas, barraram essas medidas”, explicou Robinson.

O deputado alega que, com a aprovação e promulgação da reforma da previdência de Bolsonaro, em novembro, estados e municípios ficaram obrigados a fazê-la sob risco de perder o certificado de regularidade previdenciária, ficar sem receber recursos da União e ser bloqueados em operações de crédito. 

“Tendo em vista essa conjuntura, qual a opção que estados e municípios têm? Não aprovar a Reforma da Previdência da Bahia que tratou do Regime Próprio dos servidores públicos e, por consequência, causar um grave dano fiscal ao Estado, que poderia, assim, comprometer, até mesmo o pagamento dos salários dos servidores? Ou seguir a orientação do meu partido e a posição da bancada estadual do PT, estabelecer uma linha de diálogo para atender as demandas da categoria, propor mudanças e aperfeiçoar a PEC, com ação conjunta dos deputados da base, como foi feito?”, questiona.

A medida, segundo ele, assegura à Bahia a garantia de receber recursos federais, de contrair financiamentos, o equilíbrio fiscal, e de realizar o pagamento em dia do funcionalismo público e investimentos em prol da população. “Não há incoerência, portanto. Há compromisso com o desenvolvimento e a sustentabilidade das finanças em nosso estado que repercutirá em toda sociedade”, destacou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp