Política

Ex-ministra do Governo Lula, Nilcea Freire morre aos 67 anos

Reprodução
Professora e pesquisadora, Nilcea foi titular da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres durante Governo Lula com status ministerial  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 29/12/2019, às 11h56   Redação BNews



A ex-secretária Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) Nilcea Freire morreu aos 67 anos, no Rio de Janeiro neste sábado (28). De acordo com o portal G1, a informação foi confirmada pelo diretório fluminense do PT. Freire era médica, professora e pesquisadora. 

Além de ter sido reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ela foi titular da SPM durante o primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nilcea lutava contra um câncer.

Na época a secretaria tinha status de ministério, e incorporava o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). Por meio de nota divulgada na manhã deste domingo, Lula lembrou a trajetória da ex-secretária e lamentou sua morte. 

Ele destacou seu papel na organização da primeira Conferência Nacional de Políticas Para as Mulheres, bem como seu papel "fundamental" para a promulgação da Lei Maria da Penha.

"A generosidade de Nilcea deixa um legado imenso de aprendizado e conquistas para um Brasil com mais oportunidades para os mais pobres, os negros e as mulheres. Precisamos, cada vez mais, de mais Nilceas", escreveu.

O Partido dos Trabalhadores também se manifestou por meio de nota para lamentar o falecimento. O partido avaliou que ex-secretária esteve à frente da implementação das "mais relevantes políticas públicas voltadas às mulheres da história do Brasil até o momento".

"Mulher de luta até o fim, Nilcea Freire deixa plantadas as sementes daquilo que lutamos para ver florescer: a militância feminista brasileira", conclui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp