Política

No Vaticano, Neto pede a Santa Dulce para continuar olhando pelos necessitados

Divulgação
A canonização da soteropolitana, 27 anos após a morte da religiosa, é a terceira mais rápida da história da Igreja Católica  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/10/2019, às 09h14   Redação BNews



O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), acompanhou diretamente da Praça São Pedro, no Vaticano, sede da Igreja Católica Romana, na Itália, a cerimônia em que Irmã Dulce foi reconhecida como Santa Dulce dos Pobres, neste domingo (13). A cerimônia foi feita pelo Papa Francisco.

“É uma emoção muito grande acompanhar a canonização do nosso Anjo Bom da Bahia aqui no Vaticano. Nas minhas orações, pedi que ela continue guiando os nossos caminhos e olhando pelos que mais precisam. Salve, Santa Dulce dos Pobres”, afirmou ACM Neto.

Além da religiosa nascida em Salvador, também foram santificados na cerimônia o cardeal inglês John Henry Newman; a catequista suíça Margherita Bays; da freira italiana Giuseppina Vannini; e da fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, a indiana Maria Teresa Chiramel Mankidiyan.

“Hoje agradecemos ao Senhor pelos novos santos, que caminharam na fé e agora invocamos como intercessores. Três deles são irmãs, freiras, que nos mostram que a vida religiosa é um caminho de amor nas periferias existenciais do mundo”, disse o papo Francisco.

A canonização de Irmã Dulce, 27 anos após a morte da religiosa, é a terceira mais rápida da história da Igreja Católica, a partir da data de falecimento, atrás apenas do papa João Paulo II (nove anos) e Madre Teresa de Calcutá (17 anos).

Nascida em Salvador em 26 de maio de 1914, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes dedicou a vida aos pobres, doentes e aos mais necessitados. A religiosa, também conhecida como Anjo Bom da Bahia, deixou como um dos mais importantes legados as Obras Sociais Irmã Dulce, que funciona na Cidade Baixa. Faleceu em 13 de março de 1992, na capital baiana, aos 77 anos.

Programação em Salvador
No próximo domingo (20), em Salvador, acontecerá a primeira celebração no Brasil pela Canonização de Irmã Dulce, a partir das 12h30, na Arena Fonte Nova (abertura dos portões ao meio dia), com a expectativa de reunir 55 mil pessoas. A programação cultural e religiosa do evento na capital baiana contará com apresentações musicais, espetáculo teatral e missa presidida pelo Arcebispo Dom Murilo Krieger. 

Entre as atrações, destaque para a participação dos cantores e Embaixadores de Irmã Dulce, Margareth Menezes, Waldonys, Saulo, Tuca Fernandes e Padre Antônio Maria durante a encenação do espetáculo “Império de Amor”. A peça vai levar ao palco mais de 600 atores, sendo 550 crianças e adolescentes do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) – núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além de idosos da instituição. Juntos eles vão contar a história do Anjo Bom da Bahia com números de teatro, dança e música.

A programação terá também a participação dos cantores Adelmário Coelho, Targino Gondim e do tenor Thiago Arancam. Os ingressos para a celebração na Arena Fonte Nova são gratuitos e serão distribuídos somente através das paróquias da Arquidiocese de Salvador, a partir do dia 1º de outubro. Criança, a partir de 2 anos, precisa de ingresso para acesso ao evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp