Política

Com dificuldades, Governo estuda nomes para substituir Levy; veja quais

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente do BNDS pediu demissão do cargo   |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 16/06/2019, às 14h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Joaquim Levy, enviou  carta de demissão ao ministro da Economia, Paulo Guedes neste domingo (16). Com isso, o Governo procura outro nome para substituir Levy. Conforme o O Globo, a equipe econômica enfrenta dificuldades em encontrar um nome para assumir a presidência do BNDES. 

Entre os mais cotados estão o de Solange Vieira, atual superintendente da Susep, Salim Mattar, secretário de Privatizações, Carlos da Costa, secretário de Produtividade e Emprego, e Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central e presidente do Conselho de Administração do BNDES.

A decisão de Levy de deixar o cargo ocorre após o presidente Jair Bolsonaro dizer neste sábado (15), em entrevista a jornalistas, que a cabeça dele estava “a prêmio”. Bolsonaro afirmou que mandou o ex-ministro da Fazenda do segundo governo Dilma demitir o diretor de Mercado de Capitais do BNDES, Marcos Barbosa Pinto. Acrescentou que, se Barbosa Pinto não for demitido, ele, Bolsonaro, demitiria Levy.

"Eu já estou por aqui com o Levy. Falei para ele: 'Demita esse cara na segunda-feira ou demito você sem passar pelo Paulo Guedes'", disse o presidente.

Pinto foi chefe de gabinete de Demian Fiocca na presidência do BNDES (2006-2007). Fiocca era considerado um homem de confiança de Guido Mantega, ministro da Fazenda nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o que teria provocado desconforto no presidente.

Com informações do O Globo e G1 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp