Política

Mais de 2 mil pessoas ligadas a UPB protestam nesta segunda no CAB

Divulgação
Entre as pautas, está a unificação das eleições, com coincidência de mandatos dos poderes Executivo e Legislativo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 31/05/2019, às 18h15   Redação BNews



Mais de 2 mil municipalistas se reúnem em mobilização organizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) para próxima segunda-feira (3) pelas ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Além de chamar a atenção para as demandas locais e a escassez de recursos para atender serviços essenciais nos municípios, os prefeitos defenderão a unificação das eleições, com coincidência de mandatos dos Poderes Executivo e Legislativo, nas três esferas: federal, estadual e municipal. A proposta que tramita na Câmara dos Deputados prevê uma economia de 4 bilhões de dólares aos cofres públicos, estima a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

De acordo com os organizadores, a marcha terá adesão também da União dos Vereadores da Bahia (UVB) e será precedida por uma reunião com o governador Rui Costa (PT) e a bancada de deputados e senadores baianos, na sede do órgão. Em seguida, prefeitos, agentes políticos locais e munícipes seguem em caminhada até a Assembleia Legislativa.

Unificação das Eleições

Tramitam na Câmara dos Deputados propostas para a unificação das eleições no Brasil, em 2022, mas duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) estão em destaque na pauta dos prefeitos. São as PECs 56/2019, de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), e 376/2009, do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp