Política

Código de Ética do PSDB isenta Aécio Neves de punição imediata por escândalos de corrupção

Reprodução
Documento que determina sanções para situações de infidelidade, indisciplina e ferimento da ética partidária deverá ser lançado na próxima semana   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/05/2019, às 14h10   Redação BNews



O Código de Ética do PSDB não atingirá de imediato membros do partido implicados em escândalos de corrupção como o deputado federal Aécio Neves. O conjunto de normas determina sanções para situações de infidelidade, indisciplina e ferimento da ética partidária. 

Segundo informações apuradas pelo jornal Estado de São Paulo, como as denúncias contra Neves ocorreram antes da elaboração da normativa, ele só poderá ser punido pelo partido caso seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Candidato à presidência da república em 2014 com pouco mais de 51 milhões de votos, o tucano é réu por corrupção passiva e obstrução da Justiça, acusado de receber de forma ilicita R$ 2 milhões de Joesley Batista. 

Em entrevista ao Estadão, o presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, afirmou que o regulamento não foi feito para punir ninguém em específico. “Não estamos analisando casos, mas estabelecendo regras”, disse. 

O ex-governador de São Paulo acredita que o documento irá “aproximar o partido da sua militância e dos anseios da sociedade”. Desde sua fundação, é a primeira vez que o partido elabora um documento específico para essa finalidade que vai permitir, até mesmo, a expulsão de filiados. O Código de Ética do PSDB deve ser lançado na próxima semana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp