Política

Movimentos sociais devem ocupar plenário da Câmara durante sessão em homenagem a Lei Áurea

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Evento acontecerá nesta terça-feira (14), no Plenário Ulysses Guimarães, e tem trineto da Princesa Isabel como um dos idealizadores  |   Bnews - Divulgação Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Publicado em 12/05/2019, às 19h37   Redação BNews



A Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (12) uma sessão solene em homenagem aos 131 anos da assinatura da Lei Áurea. Segundo informações apuradas pela coluna do Estadão, do jornal o Estado de São Paulo, membros de Movimentos sociais devem ocupar o plenário da Câmara em reação ao evento.

A solenidade foi marcada pelos deputados Eduardo Bolsonaro, Delegado Waldir e Luiz Philippe de Orleans e Bragança. Todos compõem a bancado do PSL, e este último é príncipe, membro da família real portuguesa e trineto da Princesa Isabel - responsável pela assinatura do documento que que aboliu a escravidão no Brasil. 

Parte do movimento negro celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, em  20 de novembro, em detrimento da data em que a Lei Áurea foi assinada. Este grupo entende que a norma libertou os escravos sem oferecer qualquer tipo de estrutura social básica aos recém-libertos, provocando marginalidade.  

De acordo com a agenda de atividades para esta semana, divulgada na noite da última sexta-feira (13), o evento acontecerá às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp