Política

Marcelle Moraes quer proibir zoológico em Salvador e equipara animais a seres humanos

Gilberto Júnior/Arquivo BNews
Pelo texto da matéria, os animais silvestres devem ser transferidos para locais como centros de preservação ou devolvidos à natureza  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/Arquivo BNews

Publicado em 19/03/2019, às 11h43   Redação BNews



Após a morte de um hipopótamo no zoológico de Salvador, a vereadora Marcelle Moraes (sem partido) apresentou um projeto de lei que prevê a proibição de espaços do gênero na capital baiana.

Pelo texto da matéria, os animais silvestres devem ser transferidos para locais como centros de preservação ou devolvidos à natureza. "Independentemente que os zoos sejam locais onde se possa aprender mais ou menos sobre o comportamento dos animais, sua existência é inaceitável. Privar alguém de liberdade e ocasionar seu sofrimento não pode ser justificável em nenhum caso com a desculpa de que nós aprendemos alguma coisa com isso", diz a justificativa do projeto, que equipara os animais ao seres humanos. 

"A muitos de nós, provavelmene, interessa como vivem e se relacionam seres humanos de outras culturas e sociedades, mas jamais aprovaríamos que pessoas fossem privadas de liberdade para facilitar nossa aprendizagem", prossegue, antes de acrescentar: "Os animais, como seres com interesses próprios, merecem ser respeitados da mesma forma". 

Nesta semana, Marcelle juntou-se ao irmão, o deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), que criticou o governo do estado após a morte de um hipopótamo no zoológico da cidade

O projetoi de lei foi protocolado na última quinta-feira (14) e está no setor de Análise e Pesquisa da Câmara de Salvador, e, após passar pelas comissões, precisa ser aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito ACM Neto (DEM) para entrar em vigor. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp