Política

Políticos baianos homenageiam o Dia Internacional da Mulher

Montagem BNews
Líder da bancada feminina na AL-BA, Neusa Cadore (PT) lembrou a história da data e os desafios da luta feminina  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 08/03/2019, às 12h22   Redação BNews



Políticos baianos se manifestaram nesta sexta-feira (08) sobre o Dia Internacional da Mulher. Líder da bancada feminina na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a deputada estadual Neusa Cadore (PT) lembrou a história da data e os desafios da luta feminina. “Sabemos que as mulheres já enfrentam desigualdades salariais, diversas formas de violência e baixíssima representatividade nos espaços de poder e decisão. Com as ameaças de um governo de extrema direita no país, surge a necessidade de fortalecermos a organização das mulheres na perspectiva da defesa de direitos e do restabelecimento da democracia”, avalou.

Em sua conta no Twitter, o governador Rui Costa (PT) sugeriu que os homens parem de fazer piadas machistas. “Quer fazer uma homenagem neste Dia da Mulher? Deixe no passado suas piadas machistas, seja respeitoso na hora de paquerar, não use o zap para expor a intimidade de ninguém, não julgue roupa e maquiagem, não duvide da capacidade ou da inteligência delas”, postou. “Ouça e respeite as mulheres que fazem parte do seu convívio. E compartilhe esse posicionamento com outros homens. Vamos levar as homenagens do 8 de março para nossas atitudes! E um excelente Dia Internacional da Mulher para todas as baianas”, acrescentou. 

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara de Salvador, a vereadora Ireuda Silva (PRB) ressaltou a diferença salarial entre homens e mulheres. “A distorção se torna ainda maior quando vemos que a porcentagem de mulheres com ensino superior é maior do que a de homens. Ou seja, fazemos muito para ter pouco retorno”, avalia Ireuda, que também alertou para os casos de violência. “Denunciar é difícil por conta do medo, mas é um dos poucos caminhos para que esses marginais sejam punidos. Quem testemunha ou tem conhecimento de agressões contra mulheres não pode se calar. Caso contrário, estará assumindo sua parcela de conivência com o agressor”, disse.

Ireuda ressalta, porém, que as mulheres têm conseguido consolidar seus direitos nos últimos anos, o que foi fruto de luta e enfrentamento. “É por isso que devemos ter o ano inteiro, diariamente, a disposição para debatermos o assunto, assim como temos no Dia Internacional da Mulher. Essa data não pode apenas ser simbólica, mas sim um chamariz para uma luta constante”, acrescentou.

Por sua vez, o prefeito ACM Neto (DEM) ressaltou ‘a força’ da mulher baiana. “Salvador é uma terra de mulheres fortes, né? E que mulheres! Lutadoras, determinadas, retadas. Sou grato por aprender muito com todas elas: minha mãe, minhas filhas, minha irmã, colegas de trabalho e tantas guerreiras que encontro, todos os dias, pela cidade”, postou no Twitter. “Que nesse Dia da Mulher a gente possa reconhecer os importantes avanços e, principalmente, ter consciência de que muito ainda precisa ser feito para garantir a equidade e igualdade de gênero no Brasil”, completou. 

Já a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Rogéria Santos, disse que não há motivos para comemorar a data. “Nenhum motivo temos para comemorar, as lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto, datam do final do século XIX, e desde então, vem se configurando como um momento de mobilização e reflexão, contra todo e qualquer processo de discriminação de gênero, e especialmente, contra os diversos tipos de violência pelas quais as mulheres são submetidas, em todo o mundo”, disse em nota no Facebook.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) homenageou Olga Benário, morta pelo regime nazista à época do governo de Getúlio Vargas. “Neste 8 de março, lembramos a luta das mulheres. Olga foi mais um exemplo de coragem e força feminina. Foi vítima do regime nazista, assassinada em uma câmara de gás. Lute como Olga Benário”, escreveu no Twitter. 

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) destacou a luta por independência. “Hoje é o dia que simboliza a luta das mulheres. A busca pelo direito de viver, por caminhar na rua sem medo, por salários iguais, por ser dona do próprio corpo, por respeito e igualdade de oportunidades. Parabéns a todas as mulheres pela força que nos move e nos mantém unidas. Feliz dia de uma luta que é diária”, disse em nota. 

Quem também se manifestou foi o senador Jaques Wagner (PT). No Twitter, ele citou mulheres de diferentes períodos históricos do Brasil. “Hoje é dia de lembrar e exaltar Maria Filipa, Maria Quitéria, Maria da Penha, Joana Angélica, Mãe Stella, Marielle, Dandara e tantas outras heroínas, célebres ou anônimas, que lutaram e lutam contra injustiças, violências e preconceitos que atravessam séculos. [...] Precisamos avançar nessas e em outras questões para construirmos um Brasil verdadeiramente justo, sem machismo e violência de gênero e com inclusão, respeito e representatividade para todas as pessoas”, escreveu. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp