Política

Lídice da Mata pede criação de CPI para investigar reajustes dos planos de saúde

Gilberto Júnior/BNews
É necessário um mínimo de 27 assinaturas para abertura de CPI  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/BNews

Publicado em 14/06/2018, às 12h39   Redação BNews



A senadora Lídice da Mata (PSB) conseguiu esta semana 29 apoios para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar reajustes dos preços dos planos de saúde superiores aos índices oficiais de inflação. É necessário um mínimo de 27 assinaturas para abertura de CPI, que tem prazo de 180 dias para funcionar e será formada por 11 membros titulares e seis suplentes.

“Em nossos encontros com a sociedade, a principal reclamação que nos é apresentada é a excessiva elevação dos custos com saúde em valores muito superiores aos índices oficiais de inflação”, afirma Lídice. 

Como exemplo, ela cita na justificativa de abertura da CPI que, nos últimos dois anos, a Agência Nacional de Saúde (ANS) estabeleceu como limite de reajuste para os planos de saúde os seguintes tetos: em 2017, 13,55% e em 2016, 13,57%. Por outro lado, a inflação oficial nesses períodos – medida pelo IPCA – foi de 2,9% e 6,28%, respectivamente. “Se continuar nesse ritmo de aumento, a população com menor poder aquisitivo ficará desprotegida e sem assistência médica, o que pressionará ainda mais o sistema público”, declara Lídice. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp